MENU

accessible_forward Acessibilidade
13 de julho de 2011 Cultura

Projeto EmCena BRASIL – COMGÁS chega a Rio Claro

As apresentações acontecem gratuitamente para a população no Parque Municipal Lago Azul

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) em parceria com a Companhia Abaréteatro e a ONG Cultura Ativa trazem para Rio Claro o Projeto EMCENA BRASIL – Circuito Paulista 2011. O projeto de difusão cultural que utiliza um contêiner transformado em palco para apresentações de espetáculos de teatro, circo, música, oficinas, além de sessões de curtas-metragens ficará na cidade nos próximos dias 16 e 17 de julho (sábado e domingo) a partir das 15h. A estrutura será montada no Lago Azul.

O projeto como equipamento de difusão, tem como principal objetivo oferecer gratuitamente diversas atividades culturais à população. A caravana irá viajar inicialmente por doze municípios paulistas, sempre aos finais de semana, com uma estrutura que inclui palco, som, iluminação, tela de cinema de 150 polegadas, camarins, além de 300 banquetas plásticas para a platéia e uma grande tenda que abriga o palco e o público . E assim toda estrutura e tecnologia serão instaladas ao ar livre, podendo assim proporcionar aos presentes o mesmo conforto e qualidade de espetáculos artístic os nas salas convencionais de teatro. O projeto é realizado por meio da lei de Incentivo Fiscal da Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado de São Paulo – ProAc – Programa de Ação Cultural e com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio Claro, através da Secretaria Municipal de Cultura.

A Abaréteatro, criadora e idealizadora do projeto desde 2007 é composta por 18 pessoas, entre atores, técnicos, monitores e equipe operacional, conta ainda com a parceria na produção da ONG Cultura Ativa, que desenvolve um trabalho de formação cultural e de inclusão social na cidade de Itanhaém, e como convidados especiais Grupos Musicais e Companhias de Teatro e Circo com extenso currículo que participarão com os seus principais espetáculos, todos com qualidade reconhecida e já amplamente premiados nos principais centros culturais e nos diversos Festivais de Cultura espalhados pelo Brasil e no Exterior. O excelente nível e a interação presente em todas as apresentações aproximam os espectadores do que de melhor se produz no país tanto na música, como nas diversas linguagens teatrais, num evento único, valorizando a cultura popular e o artista nacional. Ao todo serão mais de 50 artistas que desfilarão suas habilidades em dois dias de muita cultura lazer e entretenimento.

Segundo Orlando Moreno, produtor executivo do projeto, “Em quatro anos de circulação e em outras edições, esse projeto, já atingiu mais de 300 mil pessoas, passando por mais de 80 cidades em quatro estados de norte a sul do país” assim conclui “Nós estamos de fato levando a cultura onde o povo está e todo esse sucesso de público prova que o brasileiro, ao contrário do que dizem, tem muito interesse pela arte como um todo, pela boa música, o teatro e de um modo geral, vibra, participando e aplaudindo entusiasticamente todas as nossas apresentações”.

A Comgás é a maior distribuidora de gás natural do Brasil. Atende a mais de 1 milhão de clientes, por meio de seus mais de 7,6 mil km de redes, em 68 cidades de sua área de concessão, que engloba a Região Metropolitana de São Paulo, Região Administrativa de Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba. A Comgás apoia a realização de projetos socioculturais que promovam o desenvolvimento sustentável das cidades em que está presente. Na região, a Comgás está presente desde 1999 e já possui na cidade cerca de 43 km de redes, que abastecem quase 2 mil clientes.Confira abaixo a programação:

Sábado – 2 de julho

15h Oficina de Confecção de Bonecos

17h Espetáculo para Crianças: Boi Viramundo • Cia Abaré de Teatro/SP

18h Show Musical: Duo Toca Brasil/SP

19h Sessão de Curtas Metragens

20h Teatro de Mamulengos: As pelejas de Benedicto e o Boi Surubim na Fazenda do Cel. Libório • Mamulengo da Folia/PE

21h Espetáculo para adultos: Belelê Balaio • Cia de Quatro no Ato/RJ

Domingo – 3 de julho

15h Oficina de confecção de fantoches de Luva

16h Contação de História: A Ratinha Cor de Rosa do Rabinho Azul Escuro • Cia de Teatro Mão Livre/SP

17h Espetáculo para crianças: Faz de Conta que Tem… História • Cia Abareteatro/SP

18h Convidado Local: Artistas Locais

19h Circo: Om co tô? Quem co sô? Prom co vô? • Circo Navegador/SP

20h Teatro para adultos: A Noiva do Defunto • Cia Andaime Unimep/SP

Saiba mais sobre a programação:

• Oficina de Confecção de Bonecos de Vara (Sábados 15h)

A Cia de Teatro Mão Livre desenvolveu pesquisas no sentido de aprimorar o processo de aprendizado visando desenvolver habilidades manuais, bem como incentivar a criança e o adulto ao hábito da leitura Para isso uniu técnicas de confecção de bonecos e formas animadas com diversos materiais recicláveis no intuito de tornar prazeroso esse processo e assim criar uma dinâmica envolvente no ato de contar histórias e fabricar os personagens integrantes dessas mesmas histórias.Um pouco dessa técnica será repassada as 30 crianças e ou adultos que se inscreverem e terão de presente o seu próprio personagem desenvolvido na oficina. Para professores e adultos as técnicas terão o objetivo de formar multiplicadores do saber.Com Luciana Marques e Thaís Villas BoasMateriais: Retalhos, Feltros pedrinhas e botões, chitinhas papel de jornal e cordões

• Espetáculo para Crianças: Boi Viramundo (Sábados 17h)

Lelé Lamparina e Belinha Bonitinha, supostos sobrinhos de Lampião são seguidos por um Boi-bumbá em viagem pelo Brasil, ao falar das diversas comidas que saborearam, chegam ao Sul quando citam o Churrasco Gaúcho. O Boi de súbito fica então sabendo do seu destino fatal e morre do coração.Sentindo-se culpados pela morte do boi buscam ajuda nos personagens místicos do folclore brasileiro para ressuscitar o boi. Desde um Padim Ciço atrapalhado até um Doutô aparvalhado esses dois vão tentar fazer com que esse boizinho pintadinho de azul marinho possa finalmente res.. sus…ci…tar!!!Produção Cia Abaréteatro: com Orlando Moreno, Luciana Marque e Andress CorreaTexto e Direção Orlando Moreno, Música Original recolhida do Folguedo Popular (Bumba Meu Boi/PE) executada ao Vivo.

• Musica Instrumental : Duo Toca Brasil ( Sábados 18h)

Formado por dois instrumentos altamente conhecidos pelo público brasileiro, o piano com apelo universal e o violão um dos mais populares instrumentos do país presente em todos os movimentos de época e estilo. O duo apresenta outra particularidade: dois músicos de idades e gerações adversas, ao piano o consagrado e experiente Wanderley Simões e o jovem violonista talentoso e premiado Plinio Fernandes. O repertório passeia pela MPB dos últimos cem anos começando por Chiquinha Gonzaga, Noel Rosa, Ari Barroso, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Tom Jobim, entre outros.

• Teatro de Mamulengos: As pelejas de Benedicto e o Boi Surubim naFazenda do Cel. Libório (Sábados 20h)

O Coronel Libório, o fazendeiro mais valente da região, ao sair em viagem nomeia Benedito, seu vaqueiro de ‘confiança’, para gerenciar a fazenda. A partir daí desencadeiam-se as pelejas entre o Boi Surubim e Benedito, que se torna herói. O Espetáculo, que é muito divertido e interativo com a platéia, tem trilha sonora selecionada, com costumes, cultura e linguajar muito específicos, o que dá sabor e colorido à brincadeira. Espetáculo DE MAMULENGOS é o teatro popular mais despojado e é sempre apresentado dentro de uma barraca (empanada) onde fica o mamulengueiro com sua mala de bonecos.Os bonecos são movimentados por cima da barraca sendo o mamulengo um teatro de crítica social, sucedem-se durante o espetáculo as sátiras, as paródias, as situações que levam o público ao paroxismo do riso. Esta é a principal meta do mamu lengueiro, deflagrar o riso entre a assistência, mantendo o público preso ao espetáculo o tempo todo.Com Danilo Cavalcante e Trio Agrestino.

• Espetáculo para Adultos: Belelê Balaio (Sábados 21h)

Espetáculo de Literatura de Cordel, inspirado na Obra de Câmara Cascudo a Cia de 4 no Ato apresenta a história de Maria Muxibenta que quer casar suas três filhas: Maria Com Graça, Maria Sem Graça e a Virgem Maria, mas com a condição do pretendente ser rico.Texto e Direção Gilvan Balbino com Gilvan Balbino, Pâmela Vicenta, Bruno Olivieri e Filippe Neri. • Contação de História: A Ratinha Cor de Rosa do Rabinho Azul Escuro (Domingo 16h)A História da Ratinha Filomena da Gema que resolve casar com o príncipe dos seus sonhos : O RatinhoVerde-Amarelo do Rabinho Azul e Branco. Depois de receber amavelmente todos os pretendentes, jácansada e sem esperanças terá de fazer uma escolha pra toda a sua vida …Qual será?Texto de Jonas Ribeiro, com Luciana Marques e Thaís Villas Boas

• Espetáculo para crianças: Faz de Conta que Tem…História (Domingo 17h)

Lelé & Belinha querem ser palhaços de um circo que está fechando as portas. Para tentar salvar o circo, decidem contar uma última história: “A História do Brasil – De Cabral à Republica Virtual”. Só que desta vez tudo pode ser diferente, pois está em jogo o palhaço e o mundo do circo. E o espetáculo tem que continuar… Texto e Direção Orlando Moreno com Luciana Marques e Orlando Moreno · Convidado local : (Domingo 18h)Sempre uma atração local numa mostra do que há de melhor em cada cidade a cargo de seus artistas e coletivos musicais

• Circo: Om co tô? Quem co sô? Prom co vô? (Domingo 19h)

Circo Navegador apresenta uma abordagem circense da condição humana na visão do palhaço em meio a sua fragilidade transgredindo regras, costumes e convenções surpreendendo pela forma inusitada pegando a platéia no contratempo.Roteiro e Concepção de Luciano Draetta , com Luciano Draetta e Gabriel Draetta

• Teatro para adultos: A Noiva do Defunto (Domingo 20h)

ANDAIME TEATRO UNIMEP conta a história de um homem que é confundido com seu primo que acaba de morrer, noivo de uma jovem encalhada, num misto de farsa e melodrama a montagem foi desenvolvida dentro do universo do circo-teatro, aproveitando pesquisa iniciada pelo grupo em 2003Direção de Antonio Chapéu e formam o elenco da peça , Bruno Agulhari, Márcio Abegão, Maria Trevisan, André Stenico, Charles Mariano e Joseane Bigaran.

Texto Luciano Netto
MTB 38.168/SP
Tel.: (13) 9753 7296 – 9605 7350
NEXTEL ID 2702*300

Pular para o conteúdo