MENU

accessible_forward Acessibilidade
04 de abril de 2014 Cultura

Projeto Palcomóvel traz teatro gratuito para alunos das escolas municipais de Rio Claro

O Palcomóvel – Conexão Cultural Tigre/Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRC), braço social do Grupo Tigre, chega a Rio Claro na próxima semana e tem como principal objetivo centralizar e otimizar todas as iniciativas da empresa na formação do cidadão do futuro. No Estado de São Paulo, somente Rio Claro e Indaiatuba foram selecionadas para receber o projeto.

As apresentações são todas gratuitas, abertas ao público, especialmente destinadas a alunos da rede municipal de ensino, e serão feitas no Lago Azul, entre as Ruas 2 e 7, às 8 horas, 9h20, 14 horas e 15h30, nos dias 8, 9 e 10 de abril. No dia 11, os espetáculos ocorrerão às 8 horas e 9h20. O Palcomóvel, onde são feitas as apresentações, é um caminhão que abriga na carroceria um palco e a estrutura de camarim, retaguarda necessária aos espetáculos. O veículo é estacionado em pontos de fácil acesso, onde é montada também uma área de platéia, com cobertura e cadeiras para o público.

Dois espetáculos estarão em cartaz em Rio Claro. O Passe e o Gol é uma peça teatral escrita pelo jornalista Juca Kfouri, referência quando o assunto é esporte no País. A história conta a trajetória dos gêmeos Joãozinho e Marinho no time de futebol da escola, e trata, de forma lúdica, de relações entre irmãos, de trabalho em equipe e de amizade. A apresentação é do Teatro do Grande Urso Navegante, grupo criado em 1991, que já se apresentou em mais de 100 cidades no Brasil e Portugal.

Outra atração é a peça Aquela Bola, espetáculo de contação de histórias criado e realizado por Tecka Mattoso, com música ao vivo por Flavia Cunha e Val Azevedo. O texto foi construído a partir de trechos de livros de autores consagrados como Ziraldo e Jorge Amado e utiliza muitos e divertidos improvisos. “As companhias foram selecionados em um processo que teve a participação de artistas de todo o País. Nosso objetivo é oferecer bons espetáculos, contribuindo assim para o enriquecimento cultural do público”, diz o produtor cultural Felipe Esteves, que vai acompanhar o projeto.

A partir das 20 horas haverá também uma sessão de cinema. Na terça-feira, dia 8, a programação em Rio Claro começa com um curta-metragem produzido pelos participantes do projeto É Aqui que Eu Moro, que oferece oficinas audiovisuais para adolescentes de escolas públicas. Os jovens fazem filmes que contam as histórias de suas comunidades. Depois do curta, haverá a exibição de um filme: Pelé Eterno, documentário brasileiro, dirigido por Anibal Massaini Neto, sobre a trajetória de Edison Arantes do Nascimento, ou então Ginga – A alma do futebol brasileiro. Na quarta-feira (9) e na quinta (10), haverá apenas a exibição do longa metragem.

Aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o Conexão Cultural Tigre/ICRH pegou a estrada pela primeira vez em 2008. Desde então, já chegou a mais de 350 mil pessoas em cidades dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Pernambuco. No total, 44 companhias teatrais realizaram mais de 800 apresentações de espetáculos que alegraram milhares de pessoas, em sua absoluta maioria em comunidades carentes e sem acesso a diversidade de atrações culturais.

Pular para o conteúdo