Ampliar o acervo das bibliotecas municipais e dar destinação ambientalmente correta a materiais obsoletos e deteriorados. Esse é o objetivo do projeto Reciclotecagem, no qual a Secretaria Municipal da Cultura de Rio Claro adquiri novos exemplares para as bibliotecas públicas municipais com dinheiro conseguido na venda de livros e revistas que não tinham mais serventia, pois não tinham como ser reaproveitados. “Nos últimos dois anos, pelo projeto Reciclotecagem, mais de 200 livros novos foram comprados para o acervo das bibliotecas municipais”, explica a secretária de Cultura, Daniela Ferraz, informando que a compra é realizada de acordo com a procura e solicitação dos usuários das bibliotecas.
As quatro bibliotecas municipais recebem a média mensal de aproximadamente três mil livros de doações de munícipes, o que auxilia muito o aumento do acervo municipal. Todo esse material passa por rigorosa triagem e pode ir para as estantes das bibliotecas, ser acrescentado aos projetos de estímulo à leitura da Secretaria da Cultura ou ir para o descarte.
A seleção de livros encaminhados para a reciclagem segue critérios rigorosos. São dispensados, entre outros, materiais bibliográficos de conteúdo arcaico, materiais deteriorados sem condição de uso e restauração e livros didáticos com mais de três anos de utilização, conforme estabelece o Sistema Estadual de Educação. Somadas as quatro bibliotecas municipais, cerca de mil quilos de livros são descartados mensalmente.
Já o material em bom estado e conteúdo atualizado podem ser utilizados em programas como “Livro Livre: Refresque suas idéias” com unidades na antiga estação ferroviária, paço municipal e bairros; “Esqueça seu livro”, desenvolvido duas vezes por ano com a distribuição de cerca de 500 livros deixados em diversos pontos da cidade; e nas feiras de troca de livros realizadas em diversos eventos realizados pelo município.
Além disso, as quatro unidades do sistema público de bibliotecas de Rio Claro atendem no Gabinete de Leitura, no Centro Cultural, no Cervezão e no CEU Mãe Preta. No total, as bibliotecas municipais possuem um acervo de 146 mil obras.