MENU

accessible_forward Acessibilidade
20 de junho de 2016 Cultura

Recuperada, estátua do índio retorna ao Jardim Público

A estátua do índio foi reinstalada segunda-feira (20) na fonte que é um dos principais marcos do Jardim Público, localizado no Centro Histórico de Rio Claro. A peça foi reconstituída pelo artista plástico Daniel César Maximo Arantes após ato de vandalismo que destruiu parte da estátua.

“Nos próximos dias serão finalizados detalhes de alvenaria referentes à recolocação da peça e a pintura de parte da base sobre a qual está a estátua”, explica o diretor de patrimônio histórico e cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Ivo Reseck.

A recuperação da estátua envolveu eliminação de pequenas rachaduras e infiltrações no material original composto por tijolos, vigas metálicas e concreto. O acabamento foi executado com aplicação de base e pintura. Fotos antigas da imagem e documentos contribuíram para o processo de reconstituição.

Paralelamente, a prefeitura segue com as obras de revitalização da fonte, que ganhou novo revestimento, terá nova iluminação e também novo sistema hidráulico. Além do acabamento diferenciado, o sistema de iluminação colorido dará efeitos especiais na água, por isso o sistema elétrico da fonte também está sendo renovado.

O trabalho de revitalização da fonte está sendo feito em parceria da prefeitura com a iniciativa privada. Para garantir a qualidade do serviço, as pastilhas de revestimento foram colocadas sobre manta impermeável, com base asfáltica, recoberta por tela e concreto.

Além disso, as paredes do monumento foram revestidas com proteção de concreto com 15 centímetros de espessura, outro fator importante para a conservação da estrutura. Esse procedimento impede que as raízes das árvores no entorno causem danos, como acontecia com a parede de tijolos.

Pular para o conteúdo