Neste sábado (25), às 20h30, no Centro Cultural, o Coral Municipal de Rio Claro apresenta o Réquiem de Mozart, em comemoração aos 189 anos da cidade. O evento tem a idealização do maestro Daniel S. Pedroso, com parceria dos corais Unimed/Unicred, Vocalis, Corda Coral de Americana Maestrina Marília Andrade, Coral Municipal de Jaguariúna, juntamente com a Orquestra Sinfônica de Americana e Orquestra Filarmônica de Rio Claro.
O público terá a oportunidade de ver de graça peças para coro e solistas, com lindas melodias de Mozart.
Réquiem é um tipo de composição muito parecido com uma Missa (que também é um tipo de composição), mas no caso do Réquiem, é uma missa fúnebre. Antigamente, quando os compositores trabalhavam para a nobreza e para a igreja, esse tipo de obra era muito comum.
Foi um homem com ar misterioso que encomendou o Réquiem para Mozart. Em razão disto, existem muitas histórias sobre essa obra, com lendas, suposições e histórias avulsas. Sem muito dinheiro, abalado pela morte do pai e um pouco doente, Mozart se dedicou ao trabalho, acreditando que esse Réquiem seria para o seu próprio funeral.
Segundo os críticos, é um dos mais bonitos réquiens. Mozart faleceu e não conseguiu terminar. Quem finalizou a peça para ele foi um de seus alunos.