A Secretaria de Cultura de Rio Claro irá expor de segunda (1) a sexta-feira (5) os trabalhos de artes visuais da etapa municipal do Mapa Cultural Paulista. A exposição pode ser vista no Centro Cultural “Roberto Palmari” das 8 às 11 e das 13 às 17 horas.
Na segunda-feira, às 19 horas, jurados convidados pela Secretaria Municipal de Cultura irão selecionar os três artistas para representar a cidade na seletiva regional do Mapa Cultural Paulista nas categorias fotografia e artes plásticas.
O município já definiu seus representantes nas outras linguagens artísticas. Na categoria literatura Rio Claro será representada por Cristiane de Carvalho. O Conjunto Chororô representará o município na categoria música instrumental e o Coral O Mensageiro na categoria canto coral. Na categoria vídeo o representante municipal será o grupo Kino Olho e na categoria dança a bailarina Natalí Cristina Baptista, da academia Ivani Ballet.
“Este será um bom momento para o envolvimento dos artistas da cidade em um movimento de valorização da arte e da cultura local”, afirma Renê Mainardi, diretor de eventos da secretaria Municipal de Cultura, acrescentando que “certamente o município estará bem representado, devido ao alto nível dos trabalhos inscritos”.
Desde 1995, o Programa do Mapa Cultural Paulista – que tem como objetivo valorizar e divulgar a produção cultural do interior paulista – representa uma excelente oportunidade para os municípios promoverem atividades culturais e de lazer à população, além de descobrirem talentos regionais. O programa é voltado aos artistas que tenham residência comprovada no interior do Estado de São Paulo.
Na primeira fase são selecionadas as obras e trabalhos que representarão o município na Fase Regional – etapa em que são escolhidas as expressões artísticas que participarão da Mostra Estadual e da Circulação pelo interior e litoral do Estado de São Paulo, eventos previstos para ocorrer entre o período de primeiro de agosto a 15 de novembro de 2013.
O Centro Cultural fica na Rua dois, 2880, Vila Operária. Mais informações pelo telefone 3522-8000.