Para comemorar o Dia do Índio, a Secretaria Municipal de Cultura de Rio Claro, com o apoio do Arquivo Público e Histórico, promove nesta sexta-feira (19), às 15 horas, atividades direcionadas ao tema no teatro de arena do Bosque Paiquerê.
“O Paiquerê é uma visão do paraíso dos índios tupis-guaranis que habitavam esta vasta região, perseguidos e caçados pelos bandeirantes, vagavam conduzidos pelos seus xamãs, líderes espirituais, que buscavam o paraíso onde se encontrariam e dançariam com seus antepassados, com abundância de carne e frutas, em eterna felicidade”, explica Sérgio Desiderá, secretário da Cultura.
Com a presença de alunos da rede municipal e estadual, o evento contará com apresentação dos índios da tribo Fulni-ô, que mostrarão suas danças, língua e cultura. Outra atividade a ser desenvolvida será palestra sobre a importância do sítio arqueológico da região próxima do Ribeirão Claro, que foi área de enterramento dos índios, nas igaçabas ou urnas funerárias, algumas das quais foram encontradas e estudadas por antropólogos da Unesp e estão expostas como parte do acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro.
O evento contará também com intervenções artísticas do grupo teatral Tempero D’Alma e com a exposição fotográfica Arandu Porá. A exposição é oriunda de projeto realizado por Adriano Mergulhão na aldeia Ribeirão Silveira de São Sebastião-SP.
O Bosque Paiquerê está localizado na Avenida Nossa Senhora da Saúde, entre Ruas 8-B e 11-B, e foi inaugurado no final de 2012.