O Centro Cultural “Roberto Palmari” recebe a partir de quinta-feira (28) a sexta edição do Festival Internacional de Cinema Independente Kino-olho (FIIK). Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Claro, a mostra segue até domingo (31), sempre com entrada gratuita.
O festival traz mostras de curtas-metragens de vários estados do Brasil e algumas obras de diretores estrangeiros. Além das sessões de cinema, o evento também promove outras atividades como palestras e workshops com temas relacionados a cinema. Haverá ainda apresentações artísticas, com a participação da Orquestra Filarmônica de Rio Claro e da companhia de artes cênicas Tempero D’Alma.
A edição deste ano do FIIK terá a exibição de cerca de 30 filmes, incluindo dois de Portugal e um do Canadá. As sessões também reúnem obras que representam os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Piauí e Rio Grande do Sul. Os filmes estão divididos em quatro categorias (ficção, documentário, 35mm e curta kino-olho) e a obra de maior relevância artística de cada categoria será premiada pela curadoria do evento.
A primeira sessão de curtas-metragens será exibida nesta quinta-feira (28) às 20 horas. Em seguida haverá o coquetel de abertura com a apresentação de músicos da Orquestra Filarmônica de Rio Claro. No repertório musical estão trilhas de cinema. Na sexta-feira (29), também às 20 horas, a programação do FIIK tem início com apresentação teatral da Cia Tempero D’Alma. A programação completa do festival está disponível no site www.kinoolho.com/festival.
A programação do festival inclui ainda a realização de dois workshops e duas palestras, que acontecem sempre às 14 horas. Na quinta-feira (28) haverá workshop com o tema Cinema e Educação, com Cláudia Mogadouro. Na sexta-feira (29) o workshop será sobre Cinema e Literatura, com Linda Catarina Gualda. No sábado (30) Sérgio Alpendre ministrará palestra sobre Cinema e Rock’n Roll e no domingo (31) Caio de Freitas Paes falará sobre Cinema e Quadrinhos. Para participar destas atividades não é preciso fazer inscrição, basta comparecer ao local. Mais informações sobre os temas e currículos dos profissionais também podem ser acessadas no site www.kinoolho.com/festival.
Pela primeira vez o FIIK conta com apoio do Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (Proac). O festival é promovido pelo grupo Kino-olho, coletivo de audiovisual que além de organizar o evento, também trabalha com produções cinematográficas, principalmente curtas-metragens e com oficinas de formação na área.