Rio Claro recebe o maior festival integrado do mundo, o Grito Rock, dia 26 deste mês, a partir das 13 horas, no galpão do Lago Azul. Em 2007, a cidade foi a primeira no estado de São Paulo a abrigar uma edição do evento e em 2011 o Grito Rock Rio Claro faz parte da programação do Festival Rock Feminino. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que cede o espaço, aparelhagem de som e contribuiu também em outros aspectos. “É um evento de grandes dimensões, afinado com a linguagem do nosso tempo, que traz mensagens importantes para os povos e especialmente para os jovens”, avalia o diretor de Cultura do município, Luiz Carlos Rodrigues, o Curinga.
Em contínua expansão, o Grito Rock chega a sua nona edição, este ano, com 132 cidades realizadoras do evento, número impressionante que indica crescimento de 65% em relação ao ano anterior. Desta forma, consolida-se como o maior evento integrado do planeta, atravessando fronteiras e estando presente no Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Panamá, Costa Rica, Honduras e El Salvador.
Também pela primeira vez, desde que começou a ser realizado de maneira colaborativa, o Grito Rock será celebrado nos 27 estados brasileiros e em cidades dos países citados. Os 132 produtores cadastrados na realização do evento representam um crescimento de 65% em relação a 2010, quando o projeto conectou mais de 80 pontos.
O Grito Rock “pode ser resumido como uma provocante expressão da cultura independente, que incorpora a música do cenário underground e outras manifestações artísticas como o teatro, as artes visuais e o cinema”, define a roqueira Vivian Guilherme, idealizadora do Rock Feminino e gestora no município do Grito Rock, que, aliás, integra a programação do primeiro evento, iniciado dia 12 deste mês, com término previsto para 3 de abril.
Em Rio Claro, a edição do Grito Rock terá apresentações de cinco bandas da cidade e região, além da Mafalda Morfina, banda especialmente convidada. O pessoal desta banda, que é do Ceará, se apresentou no Festival Rock Feminino 2010 e acelerou as batidas do coração do público. O sucesso dos cearenses foi tamanho que deu origem a um abaixo assinado, reivindicando o retorno do grupo à cidade, o que se consumará, agora, na edição 2011 do evento.
Além da banda cearense, a programação tem, ainda, as bandas Vernate, Iansã, Sophia e Outakes. A Vernate já é conhecida da cena rio-clarense e tem em sua formação Vane, Mari, Gaby e Bah. Trata-se de um grupo sempre prestigiado em suas apresentações e com um fã clube respeitável no Brasil. A Iansã vem de Sorocaba para completar a turnê que percorre diversos eventos do Grito Rock em todo o país. A banda Sophia, de Araras, realiza sua primeira apresentação em Rio Claro, prometendo um repertório diferenciado. Já as meninas da Outakes, de Rio Claro, estréiam no palco com promessas de arrebatar o público.
A entrada para o Grito Roque é um quilo de alimento não perecível. As doações serão repassadas à Casa de Saúde Bezerra de Menezes e ao Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro. Mais informações no site: www.rockfeminino.org.