A prefeitura de Rio Claro entregou à população na quinta-feira (7) o Espaço Braile, na biblioteca do Centro Cultural “Roberto Palmari”. A atividade fez parte da programação da primeira Semana do Livro em Rio Claro.
“É um prazer podermos entregar este espaço com publicações em braile e também audiolivros, disponibilizando conhecimento e cultura também para aqueles com deficiência visual”, diz Sérgio Desiderá, secretário de Cultura.
No espaço estão disponibilizados cerca de 40 audiolivros que os deficientes visuais podem retirar e levar para ouvir em casa, e mais 60 títulos em braile, inclusive livros infantis. Há também livros impressos simultaneamente em braile e em tinta, tanto para cegos como para pessoas com baixa visão. Os livros apresentam letras em tamanho grande.
“Os bibliotecários estão à disposição para auxiliar àqueles que buscarem pelos livros ou audiolivros”, diz o secretário, acrescentando que além do contato com os livros, quem procura o Centro Cultural pode também desfrutar do agradável ambiente ao ar livre no Lago Azul, um dos motivos que levou a escolha pela biblioteca do Centro Cultural para a instalação do espaço.
O secretário afirmou que esta é uma primeira iniciativa e que a intenção é aperfeiçoá-la aos poucos, conforme as necessidades forem sendo verificadas.
Selirc
A Semana do Livro prossegue até sábado (9) em Rio Claro com atividades diversificadas. Na sexta-feira (8) acontece às 10 horas contação de histórias. Das 14 às 16 horas será realizada a oficina de ilustração de livros infantis e aula de desenho. A peça de teatro “Ode ao Tempo” será encenada na sala de cinema do Centro Cultural às 15h30 e às 19h30. No mesmo local também será encenada a peça “O que foi que Deuzi em Mim” às 16 horas e às 20 horas.
No sábado (9) acontece, às 10 horas, oficina de brincadeiras voadoras, com Luna Júnior. Às 15 horas acontece palestra-debate sobre o tema “Vale Cultura”, com membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Às 19 horas tem apresentação Musical Gospel e, às 20 horas, será encenada a peça de teatro “Tropilha”, na sala de cinema do Centro Cultural.