Mudanças na programação do Festival de Música de Inverno de Rio Claro. A apresentação de Marcinho Eiras, prevista para sábado (6) à noite, não será realizada. O músico está nos Estados Unidos e, devido a um imprevisto, não conseguirá estar em Rio Claro para a se apresentar nesse fim de semana.
O Casarão da Cultura, entretanto, programou outra atração que vai levar animação e boa música ao público. Também aberto ao público, a apresentação terá início às 21 horas e terá novamente Projeto Batuque da Nega, sob a coordenação do percussionista Edu Barsotti.
Trata-se de um projeto inovador que trabalha instrumentos de percussão de escola de samba aplicados e integrados à música popular brasileira.
Uma banda com músicos e cantores convidados da cidade e região interpreta sucessos da MPB consagrados por Tim Maia, Jorge Benjor e Cidade Negra, entre outros. O grupo de percussão se apresenta com 12 integrantes, em formação típica de escola de samba.
O projeto visa valorizar os ritmos brasileiros através desta fusão, e foi apresentado como workshop nesta edição Festival de Música de Inverno no último domingo (31), emocionando platéia e músicos, sendo um dos pontos altos da programação.
Devido à excelente repercussão, o Projeto Batuque da Nega será apresentado em forma de show nesse sábado.
O 3º Festival de Música de Inverno é uma verdadeira maratona musical, que durante 20 dias oferece 28 apresentações e oito atividades educativas (duas apresentações didáticas, cinco workshops e uma oficina). Inúmeros estilos têm vez: música clássica e erudita, canto lírico, canto coral, modinhas, músicas de seresta, chorinho, samba raiz, samba antigo, mpb, bossa nova, jazz clássico e contemporâneo, baladas, pop-rock nacional e internacional, black music, soul, soul-samba, ska e world music.
O evento é uma realização da Prefeitura de Rio Claro, através da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Orquestra Filarmônica de Rio Claro; conta com a colaboração das Secretarias Municipais da prefeitura e representantes da comunidade: Aquiles Faneco (músico), Balaio Zen, Boss – Roland, Cia do Tempo, Danilo Vecchiato (web designer), EM&T Campinas, Profa. Dra. Georgina Faneco Maniakas, Jog Music, Lig Chopp Germânia, Loc–Tok eventos, Mundocolor, Music Hall Rio Claro, Proac – Governo do Estado de São Paulo, ProEx-UFSCar e SuperSoft Sistemas.
O Casarão da Cultura fica na avenida 3, 568, Centro, (esquina com a rua 7), com entrada franca para todas as atividades.