Rio Claro receberá pela primeira vez temporada de espetáculos da São Paulo Companhia de Dança (SPCD). As apresentações acontecem nos dias 7 e 8 de fevereiro às 21 horas no Teatro Profª Felícia Alem Alam, no Centro Cultural Roberto Palmari (Rua 2, nº 2880). Os ingressos são gratuitos e distribuídos uma hora antes de cada apresentação. A São Paulo Companhia de Dança é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e dirigida por Inês Bogéa.
“Esta é uma oportunidade ímpar para a população de Rio Claro prestigiar gratuitamente espetáculos da grandeza artística e qualidade técnica que oferece a SPCD”, comenta Renê Mainardi, diretor de eventos da Secretaria Municipal de Cultura. “Estamos felizes com essa parceria, que certamente será um presente para a população rio-clarense”, acrescenta Mainardi.
Nas apresentações o público poderá conferir as obras Ballet 101, de Eric Gauthier; Grand Pas de Deux de O Cisne Negro, de Mario Galizzi baseado no original de Marius Petipa (1818-1910) e Gnawa, de Nacho Duato.
“Estamos felizes em ir a Rio Claro pela primeira vez”, afirma Inês Bogéa, diretora da SPCD, acrescentando que “nos interessa muito conhecer a dança desta cidade e também dividir um pouco da nossa arte com o público local”.
Durante a temporada na cidade a companhia também irá apresentar o Espetáculo Aberto Para Estudantes e Terceira Idade, além de uma oficina de dança.
O Espetáculo Aberto Para Estudantes e Terceira Idade acontece no dia 7 (sexta-feira), às 15h, no teatro do Centro Cultural. Nesta ação, o público poderá estabelecer um contato geral com o universo da dança. Os presentes irão assistir as coreografias e trechos de obras do repertório da SPCD e receber um material didático com ilustrações assinadas por cartunistas brasileiros. Durante a atividade, Inês Bogéa subirá ao palco para mediar brincadeiras com os alunos, levando a dança para uma linguagem lúdica e divertida. A atividade será gratuita.
Para fechar o repertório de atividades educativas, no dia 8 (sábado) acontece a Oficina de Dança de Técnica de Balé Clássico, das 10 horas às 11h30. A oficina será ministrada pelo professor e ensaiador da SPCD, Guivalde de Almeida, que ensinará aos alunos as técnicas de balé clássico utilizadas em uma companhia profissional. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site da SPCD. Informações podem ser obtidas pelo e-mail educativo@spcd.com.br.