A Prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, realizará gratuitamente nos dias 19, 22 e 29 de março a oficina Lambe-Lambe: Fotografia de Rua, com o fotógrafo campineiro Ricardo Lima. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na secretaria do Centro Cultural “Roberto Palmari”.
A oficina é estruturada na produção de fotografias, que depois de realizadas serão ampliadas no formato de lambe-lambe, que é um cartaz impresso, colado em muros e postes e usado no mundo inteiro como veículo de divulgação. A proposta da oficina é unir esse meio de comunicação à linguagem fotográfica, por meio da realização de um ensaio urbano cujo resultado será exposto nas ruas da cidade.
“A exposição dos trabalhos nas ruas da cidade é um ponto interessante dessa oficina, já que isso vem ao encontro do conceito de transformar o espaço público em espaço de arte, garantindo o acesso a todos a diversas formas de expressão artística por meio da fotografia”, destaca Renê Mainardi, diretor de eventos da Secretaria Municipal de Cultura.
A atividade é resultado de parceria da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Claro com o Governo do Estado de São Paulo e Secretaria do Estado da Cultura, por meio da Poiesis – Organização Social de Cultura e Oficinas Culturais Carlos Gomes, unidade do projeto Oficinas Culturais.
A oficina irá acontecer no cinema do Centro Cultural “Roberto Palmari” no dia 19 de março (quarta-feira) das 18h30 às 21h30. Nos sábados 22 e 29 de março, das 14 às 18 horas, serão realizadas as atividades práticas de fotografia e colagem.
Para participar é necessário preencher a ficha de inscrição e entregar um portfólio com três imagens autorais gravadas num CD, que serão avaliadas em processo de seleção. O material deve ser entregue até o dia 10 de março na secretaria do Centro Cultural, localizado na Rua 2, 2880, Vila Operária. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 19 3522-8000.
Ricardo Lima, que irá ministrar a oficina, é jornalista formado pela PUC-Campinas, onde também atuou como fotógrafo oficial. É membro fundador da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB) e organizador do Festival Hercule Florence de Fotografia de Campinas.