Rio Claro realiza neste sábado (13) a segunda Conferência Municipal de Política Cultural. Com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema de Cultura”, o evento é organizado pela Secretaria de Cultura em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural. As atividades terão início às 8 horas, no teatro do Centro Cultural “Roberto Palmari”.
Na conferência será discutida a implantação do sistema de cultura no município, que, a exemplo de outros sistemas como o Sistema Único de Saúde (SUS), criará um mecanismo de repasses de recursos federais para o estado e para os municípios com o objetivo de financiar as políticas culturais com recursos destes entes, somados aos que venham a ser injetados pelo município.
No sábado também serão eleitos os delegados que representarão Rio Claro na conferência estadual e terão a responsabilidade de defender as propostas da cidade.
O secretário de Cultura, Sérgio Desiderá destaca que “a conferência é um espaço público de debates, um mecanismo onde a comunidade pode participar diretamente do governo municipal”, e convida a população para comparecer à atividade de onde sairão as diretrizes do plano municipal de cultura.
Para dar suporte às discussões da conferência, Rio Claro realizou quatro pré-conferências, que reuniram mais de 150 pessoas. Segundo Ivo Reseck, diretor de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, o público diverso participante “possibilitou olhares diferenciados do ponto de vista de quem produz, quem dá suporte e quem é usuário da produção cultural na cidade”.
Para participar da II Conferência Municipal de Política Cultural os interessados precisam apenas se inscrever no início das atividades, entre 8 e 10 horas.