O grupo Simplesmente Saudade é o destaque desta quarta-feira (4) no Festival de Música de Inverno de Rio Claro. A apresentação começa às 20 horas no Casarão da Cultura e é aberta ao público.
O grupo vai privilegiar repertório romântico e fazer uma apresentação repleta de sucessos do passado. A regência do grupo, que sempre mostra grande qualidade vocal e instrumental, é do maestro Heideval Francisco Thomazini.
O Simplesmente Saudade tem Paulo de Jesus Oliveira (violão sete cordas), João Alcides Chierice (cavaquinho), Paulo de Tarso Meira (percussão), José João Marchesin (violão seis cordas), Heideval Francisco Thomazini (percussão), Getúlio Pereira dos Santos (vocal), Marilene Massaro Batista do Amaral (vocal), Annamaria Thomazini (vocal), Araci Stein Bonani (vocal), Walda Costa Dobes (vocal), Vera Lúcia Souza Santos (vocal), Sinval Apparecido Thomazielli (vocal) e Maria Rosa Meneguelli Thomazielli (vocal) e Orlando Bagni (vocal).
Festival
Neste ano são 19 apresentações no Festival de Música de Inverno. Os mais variados estilos musicais estão contemplados na programação, do samba ao jazz, do rock ao chorinho, da música clássica à MPB. O público que comparece às apresentações também pode visitar duas salas montadas no Casarão mostrando um pouco da vida e obra do poeta e músico Sidney Barreto e da Rainha do Rádio Dalva de Oliveira.
O Casarão da Cultura fica na avenida três na esquina com a rua sete, em frente à Praça da Liberdade.
Retratos Musicais
A exposição Retratos Musicais, aberta na noite de 22 de julho também segue no Casarão da Cultura, com novas obras do artista Luciano Gama feitas a partir de inspiração musical.
No ano passado, Gama mostrou retratos de artistas da música durante a primeira edição de festival. O sucesso foi grande e agora novos trabalhos poderão ser conferidos pelo público.
Quadros de Noel Rosa, Tom Jobim, Dalva de Oliveira, Vinícius de Moraes e outros, em um total de 15 quadros, afinam a mostra com a temática musical do festival de inverno no Casarão da Cultura. A exposição pode ser vista diariamente, inclusive aos sábados e domingos, das 10 às 22 horas, até o dia nove de agosto.
Realização
A realização do segundo Festival de Música de Inverno de Rio Claro é da prefeitura de Rio Claro por intermédio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Orquestra Filarmônica de Rio Claro. O apoio é da Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Arquivo Público Histórico Oscar de Arruda Penteado.
A série de eventos tem a colaboração da Cia. do Tempo Antiguidades, Circo Festa, Diretoria Regional do Ciesp em Rio Claro, Germânia Chopperia, Outras Histórias Sebo & Livraria, Jog Music, Maurício Nadin, Mercado da Qualidade, Semearte Arquitetura e Paisagismo, Supermercado Papagaio e Versalhes Locações para Festas.
Programação do 2º Festival de Música de Inverno de Rio Claro
04 de agosto – quarta-feira
20h – Grupo Simplesmente Saudade
05 de agosto – quinta-feira
20h – Viagem musical com Jorge Soares & Banda
06 de agosto – sexta-feira
20h – Noite de Jazz e Bossa. Luciano Filho, Rogério Cerri e convidados fazem jam session.
07 de agosto – sábado
10h30 – Ensaio aberto dos alunos da Orquestra Filarmônica de Rio Claro. Professor Fábio Engle
20h – Recital de Piano – Especial Dia dos Pais. Homenagem ao pianista Eugênio Benetti, com produção de Vagner LLari e realização da Secretaria Municipal de Turismo
08 de agosto – domingo
20h – Duo Frenesi e convidados. Adriano Nogueira (piano) e Mariana Pires de Oliveira (canto).
09 de agosto – segunda-feira
20h – Baladas e Boleros. Voz e violão: Vagner LLari. Violino: Oswaldo Lima.
21h – Lançamento do CD “O Gaiteiro”, com composições de Sidney Barreto e show de encerramento do segundo Festival de Música de Inverno de Rio Claro, com Anderson Rossetti, Edson Barreto e convidados.
Workshops
Durante o Festival de Música de Inverno de Rio Claro haverá workshops realizados no Casarão da Cultura. Com exceção do workshop do dia 30 de julho, os demais são gratuitos.
Programação dos workshops
07 de agosto – sábado
15h às 17h –“O Universo da Guitarra Elétrica”. Professor Aquiles Faneco (guitarrista), do Instituo de Guitarra & Tecnologia da EM&T de Campinas.
03 de agosto – terça-feira,
04 de agosto – quarta-feira,
06 de agosto – sexta-feira
14h às 16h – Oficina dos sons – Percepção e interpretação de estímulos sonoros, com a professora doutora Georgina Faneco Maniakas (UFSCar) com a participação do ator Cláudio Lopes.