06 de agosto de 2010 Cultura

Sydney Barreto lança CD O Gaiteiro na última noite do Festival de Inverno

O Festival de Música de Inverno de Rio Claro termina nessa segunda-feira (9) com o lançamento do CD O Gaiteiro, do músico Sydney Barreto, há anos radicado em Rio Claro. O lançamento será às 21 horas no Casarão da Cultura, em noite musical aberta ao público.

O evento fecha de maneira especial uma maratona diária de apresentações que começou no último dia 22 e levou os mais variados gêneros e artistas ao Casarão em shows gratuitos de alta qualidade. “O sucesso do primeiro festival no ano passado se repetiu neste ano, o que consolida essa iniciativa como mais um destaque no circuito cultural rio-clarense”, observa o Secretário da Cultura, Ney Fina.

Com o lançamento do CD de Sydney Barreto, o Festival também celebra o talento musical cultivado na região. O músico, compositor, poeta e radialista já compôs mais de 20 músicas em homenagem a Rio Claro, entre elas a Serenata na Cidade Azul, de 1957, escrita para presentear Rio Claro

No CD O Gaiteiro, Barreto reúne 12 faixas de sua autoria. Rio Claro é tema constante, como mostra as faixas Na Serra dos Padres e Rio-clarense. Além do artista, tocam no CD Anderson Rossetti (piano, hammond, rhodes), Newton Barreto (violão), Rovilson Pascoal (violão 7, cavaquinho), Orlan Charles (flauta, clarineta), Gil Barreto (percussão), Jonas Moncaio (cello) e Edson Barreto (baixo), também responsável pela produção e arranjos.

Carreira

Além de uma vasta atuação como radialista em diversas rádios do interior, Barreto atuou como tocador de gaitas com o Trio Continental em programa na extinta TV Tupi, integrou o trio Anjos da Gaita também em programas televisivos como Safenados e Safadinhos e o programa do Faustão na TV Bandeirantes. Com passagem pela Orquestra Filarmônica de Gaitas, de Ribeirão Preto, também possui 54 canções gravadas por músicos diversos.

O Casarão da Cultura fica na avenida três na esquina com a rua sete, em frente à Praça da Liberdade.

Realização

A realização do segundo Festival de Música de Inverno de Rio Claro é da prefeitura de Rio Claro por intermédio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Orquestra Filarmônica de Rio Claro. O apoio é da Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Arquivo Público Histórico Oscar de Arruda Penteado.

A série de eventos tem a colaboração da Cia. do Tempo Antiguidades, Circo Festa, Diretoria Regional do Ciesp em Rio Claro, Germânia Chopperia, Outras Histórias Sebo & Livraria, Jog Music, Maurício Nadin, Mercado da Qualidade, Semearte Arquitetura e Paisagismo, Supermercado Papagaio e Versalhes Locações para Festas.

Programação do 2º Festival de Música de Inverno de Rio Claro

09 de agosto – segunda-feira

20h – Baladas e Boleros. Voz e violão: Vagner LLari. Violino: Oswaldo Lima.

21h – Lançamento do CD “O Gaiteiro”, com composições de Sidney Barreto e show de encerramento do segundo Festival de Música de Inverno de Rio Claro, com Anderson Rossetti, Edson Barreto e convidados.