Higor Eduardo Seschi, 10 anos, é o vencedor do concurso que definiu o selo Ribeirão Claro, que marca a nova vida do historicamente mais importante rio do município. Aluno da quarta série B da escola municipal Sérgio Hernani Fitipaldi, localizada no Jardim das Flores, o estudante concorreu com centenas de outras propostas e teve seu trabalho escolhido para ser utilizado oficialmente pelo município e estampar selo postal da agência local dos Correios.
“Foi uma surpresa, eu não esperava vencer”, conta Higor, que se diz muito feliz com o resultado. “Eu quis dar um destaque às matas ciliares, porque achei muito legal quando falamos sobre isso na sala de aula”, comenta. O aluno da professora Júlia Nunes Cerqueira dos Passos frisa que conheceu o Ribeirão Claro a partir das atividades realizadas na escola como preparação dos estudantes para o concurso do selo e para a Semana do Meio Ambiente.
Segundo o prefeito Du Altimari, um dos objetivos de envolver a rede municipal de ensino no processo de recuperação do Ribeirão Claro é justamente o de apresentar um dos maiores patrimônios naturais do município às novas gerações. “Esse rio é parte essencial de nossa história e estamos muito satisfeitos em ter motivos para celebrar o Ribeirão Claro no presente sabendo que, agora, ele está sendo preservado para o futuro”, acrescenta.
A divulgação e premiação das propostas para o Selo Ribeirão Claro aconteceram na noite de quinta-feira, no Centro Cultural. O evento também marcou a abertura da exposição “Rio limpo, vida novamente”, com trabalhos de alunos da rede municipal sobre o Ribeirão Claro. A mostra fica até domingo na Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade”.
Em processo de recuperação, o Ribeirão Claro é tema da Semana do Meio Ambiente. Ações do município recuperam aquele que inspirou o nome da cidade. A revitalização inclui a recuperação de dois quilômetros e meio de emissários de esgotos e a construção de outros sete quilômetros.
Em outra frente, a operacionalização da Estação de Tratamento de Esgotos do Jardim Conduta também é essencial para a despoluição do Ribeirão Claro. Cerca de 40% da água consumida pela população vem do Ribeirão Claro.