A tempestade que atingiu Rio Claro na noite de segunda-feira prejudicou vários serviços realizados pela administração municipal. A distribuição de água feita pela Estação de Tratamento de Água do bairro Cidade Nova (ETA 1) foi comprometida principalmente no atendimento aos bairros da região centro-sul. Segundo o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) o abastecimento está sendo restabelecido no decorrer desta terça-feira.
A chuva e o vento forte provocaram o desligamento da estação de captação do Ribeirão Claro, que fica em área da Floresta Estadual Navarro de Andrade.
A tempestade atingiu um alimentador da Elektro, provocando o rompimento de cabos de energia. Em decorrência disso, a ETA 1, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 40% do município, teve o funcionamento interrompido.
A falta de água atingiu a região onde estão localizados os bairros Cidade Jardim, Copacabana, Bairro do Estádio, Jardim Quitandinha, São Benedito, Boa Morte, Cidade Nova, Bela Vista, Vila Indaiá, Consolação, Jardim Claret, Inocoop, Santa Cruz, Santana, Jardim. Anhanguera, Jardim Scarpa e região central. O religamento da Estação de Abastecimento ocorreu por volta das 5h30 da manhã desta terça-feira, 8, e o abastecimento de água está sendo normalizado de forma gradativa no decorrer desta terça-feira (8). Em alguns bairros podem ocorrer problemas de baixa pressão ou na coloração, mas sem alteração na qualidade da água.
Teleatendimento do Daae
Uma descarga elétrica atingiu a central de comunicação do Daae durante a tempestade de segunda-feira e a autarquia está sem comunicação interna e externa. O Daae disponibilizou dois números de telefones celulares – 9278-7528 e o 9441-9507 para atender emergências relacionadas ao abastecimento de água.
As equipes que fazem a manutenção do sistema estão trabalhando para restabelecer o mais breve possível o sistema de comunicação do Daae.
Semáforos são danificados com as chuvas
O temporal da noite de segunda-feira danificou sete pontos semaforizados em Rio Claro. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, o conjunto de semáforos instalado na rua 1 com avenida 24 foi derrubado pelas chuvas, sofrendo perda total. O sistema é interligado com o semáforo da rua 1 com avenida 26 e que também teve danos e permanece desligado. A prefeitura já está providenciando a reposição dos equipamentos. Um novo conjunto de semáforos deverá ser instado, possivelmente nesta quarta-feira (9). Em outros cinco cruzamentos, os semáforos também sofreram pane. Na rotatória da Avenida 50-A; na rua 3-A, em frente ao um supermercado; na avenida 32 com a rua 3-A; na rua 6 com avenida 19 e na rua 3 com avenida 29. A equipe do departamento de trânsito está monitorando os demais semáforos que sofreram algum tipo dano provocado pela chuva.