MENU

accessible_forward Acessibilidade
04 de dezembro de 2015 DAAE

Chuvas prejudicam captação de água do rio Corumbataí

Nos dois últimos dias as fortes chuvas que atingiram Rio Claro e as cidades da região provocaram a elevação de aproximadamente de 1,20m no nível da lamina de água no leito normal do rio Corumbataí. Apesar de não ter causado danos, o aumento no volume das águas tem arrastado junto muito sedimento como argila, terra e areia, que ficam depositados nas margens do rio.

Esse processo denominado “arrasto” tem aumentado a quantidade de materiais em suspensão na água bruta, levados para a área de captação de água bruta da Estação de Tratamento de Água (ETA2), responsável pelo abastecimento de 60% do município de Rio Claro. A equipe técnica que monitora periodicamente a variação do nível do “Corumbataí” informou que, quando chove muito forte na cabeceira do rio, todo resíduo das margens é arrastado e atinge a estação de tratamento, prejudicando a captação e principalmente o tratamento de água na ETA2.

Segundo, o superintendente do Daae, Geraldo Gonçalves Pereira, em alguns períodos em preciso reduzir a quantidade de água bruta captada para ser tratada, em virtude da grande concentração de material, que dificulta os processos químicos e físicos que envolvem o tratamento da água, o que implica em consumo elevado de produtos químicos e atenção redobrada nos processos de operação.

Levantamentos feitos pelo Daae apontam que nos meses de outubro e novembro ocorreu um aumento de cerca de 80% na adição de produtos químicos necessários para o tratamento de água que é distribuída da população. Mesmo com todo o esforço das equipes, podem ocorrer de forma pontual mudanças na coloração da água que chega até as residências.

A equipe técnica faz diariamente a coleta de amostras da rede de distribuição em dez pontos diferentes do município. O procedimento faz parte do controle de qualidade da água que é distribuída e consumida no município. As amostras coletadas são analisadas no laboratório de controle de qualidade da água, que funciona nas dependências da Estação de Tratamento de Água (ETA 2). O controle de qualidade da água é completado com coletas e análises realizadas mensalmente pela Vigilância Sanitária. O material é encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz de Rio Claro, que emite os laudos dentro do Programa Pró Água e também para a ARES-PCJ.

Pular para o conteúdo