Na manhã desta quinta-feira (25) os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), aderiram ao movimento “Outubro Rosa”, campanha que visa chamar a atenção para o crescimento do índice de câncer de mama e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce.
A atividade foi realizada na sede da autarquia e contou com a participação do superintendente Geraldo Gonçalves Pereira e de representantes dos diversos setores do Daae. Durante a atividade foram distribuídos laçinhos cor de rosa e um folheto da campanha de prevenção ao Câncer de Mama.
Na próxima quinta-feira (1º) será realizada uma palestra para as servidoras do Daae, ministrada pelas palestrantes Dra. Maristela e Meiriele, do CEAD – Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico. O objetivo é alertar as mulheres para a importância do diagnostico precoce da doença. Se identificado no começo, o câncer tem quase 100% de chance de ser tratado e curado.
A nova diretoria da Cipa, referente ao anuênio 2012-2013 tomou posse no mês de agosto e tem Rogéria Nogueira da Silva como presidente e Luciano de Souza como vice-presidente.
O “Outubro Rosa” é celebrado em todo mundo e remete às ações que tiveram início nos Estados Unidos, na década de 1990. Com o tempo, diversos países passaram a desenvolver atividades relacionadas à saúde da mulher e à prevenção do câncer de mama. No Brasil, o movimento é celebrado em diversas cidades e simbolizado por laços rosa e iluminação de monumentos e instituições.