O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro concluiu por volta das 22 horas de domingo (10), o conserto de uma adutora de grande porte, com 300 milímetros de diâmetro, confeccionada em cimento amianto, localizada na rua 4 com Avenida Visconde do Rio Claro, onde a concessionária Foz está realizando as obras de canalização de esgotos do Córrego da Servidão. O rompimento da adutora deixou parte da cidade sem água, porém o fornecimento já foi completamente restabelecido.
Os trabalhadores tiveram dificuldades para fazer o conserto, pois a adutora está localizada em um trecho de difícil acesso e recoberta por uma capa espessa de concreto. Para ter acesso a tubulação rompida, a equipe de manutenção do Daae precisou romper essa proteção externa da adutora. No subsolo onde está localizada a tubulação passam cabos telefônicos, fator que dificultou ainda mais a rápida execução do serviço.
O serviço para conserta a adutora foi iniciado por volta das 13 horas e somente foi concluído por volta das 22 horas do domingo (10). Foi necessário paralisar temporariamente a Estação de Tratamento de Água (ETA 1), localizada no bairro Cidade Nova.
Após concluir o trabalho, o Daae iniciou as manobras na rede para restabelecer o abastecimento de água para a região centro-sul do município e para os bairros Cidade Jardim, Bairro do Estádio, Jardim Quitandinha, São Benedito, Cidade Nova, Bela Vista, Vila Indaiá, Consolação, Inocoop, Jardim Claret, Santa Cruz, Santana, Jardim Anhanguera, Jardim Scarpa, Jardim Novo e Jardim Novo 2 e região central. Em alguns bairros mais distantes o abastecimento foi normalizando na madrugada desta segunda-feira (11). Em virtude da falta de água, o telefone 3531-5200 – opção “1”, para atender emergências relacionadas ao abastecimento de água ficou sobrecarregado em alguns momentos dificultando o contato com o consumidor.