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22 de fevereiro de 2011 DAAE

Cortes no fornecimento de água por falta de pagamento caem 60% em RC

Levantamento do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro aponta uma redução de 60% no número de cortes no fornecimento de água por falta de pagamento dos consumidores, nos últimos dois anos. O balanço divulgado pelo setor de tributação da autarquia envolve dados comparativos dos anos de 2008, 2009 e 2010. De janeiro a dezembro de 2008, foram efetuados 20.969 cortes. Em média 1.747 cortes por mês. Em 2009, primeiro ano da atual administração, foram realizados 15.089 cortes, 1.257 por mês. Comparando 2008 e 2009, a redução foi de 28%. Em 2010, o número de cortes foi reduzido ainda mais, e foram feitos 8.438 cortes, uma média de 703 por mês. A redução nos cortes de água de 2009 para 2010 foi de aproximadamente 44%. Apesar da redução significativa no número de cortes nos últimos anos, o Daae mantém as ações de combate à inadimplência e fará os cortes de água sempre que for o caso, conforme prevê a legislação. O objetivo é conscientizar o consumidor a regularizar ou negociar débitos com a autarquia dentro dos parâmetros legais, evitando os transtornos com a suspensão no fornecimento de água. No ano passado houve uma redução no montante da dívida ativa do Daae. Em 2009, o valor era superior a R$14 milhões. Com o trabalho de incentivo para o contribuinte regularizar a situação ou negociar débitos, em uma série de ações que incluíram o PID (Programa de Pagamento Incentivado da dívida Ativa), a autarquia conseguiu reduzir o montante da dívida ativa do Daae para R$10.390.660,58.

O superintendente Geraldo Gonçalves Pereira lembra que o Daae tem recebido manifestações favoráveis ao programa de redução da inadimplência. “Muitos consumidores afirmam que hoje conseguem ter mais controle sobre o orçamento e organizar melhor as finanças da família, mantendo as contas em dia”, comenta.

Para o diretor administrativo e financeiro, Daniel Alsleben Jobstraibizer, com o controle de inadimplência, no qual o corte de água é aplicado de maneira idêntica a quem não paga a conta de água, muitos clientes acertaram ou estão acertando suas dívidas com o Daae nos últimos dois anos “e este é um fator que reflete diretamente na redução do número de cortes necessários a cada ano”.

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