O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro recebeu na tarde de terça-feira, 11, um telefonema de um morador bairro do Estádio, denunciando que indivíduos estão se identificando com funcionários de uma empresa de filtros de água e visitando residências dizendo que vão analisar a qualidade da água da rede de abastecimento. O setor de teleatendimento do Daae recebeu informações de que, recentemente, esse grupo passou pelo Distrito da Assistência tentando entrar nas residências para analisar a água. Posteriormente, esses indivíduos tentam vender um tipo de filtro para supostamente “descontaminar” a água que chega às casas.
O Daae esclarece à população que não está realizando e nem autoriza nenhuma empresa ou pessoa a fazer esse tipo de coleta de água em nome da autarquia. O Daae garante a qualidade da água distribuída em Rio Claro e desconhece o produto que está sendo vendido. A água que chega às residências é uma água natural tratada e está de acordo com a Portaria 518 do Ministério da Saúde, de 25 de março de 2004.
As análises determinadas na portaria são realizadas pelo Daae e complementadas através de coletas realizadas diariamente pela Vigilância Sanitária. O material é encaminhado para a unidade do Instituto Adolfo Lutz em Rio Claro, que emite laudos dentro do Programa Pró Água. Para maiores informações as pessoas podem entrar em contato com o Daae através do teleatendimento pelo número 3531-5200, opção “1”.
O departamento orienta ainda que, caso o munícipe se sinta lesado, deve registrar um boletim de ocorrência, na delegacia mais próxima de sua residência. Ou ainda, acionar a Polícia Militar pelo telefone 190.