Uma equipe do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE) esta participando pela segunda vez da FACIRC – Feira Anual do Comércio e Indústria de Rio Claro. O estande montado na feira traz fotos que fazem um retrospecto histórico desde a fundação da autarquia até os tempos atuais. Foi montado um terminal de atendimento para emissão de 2º via das contas e dos extratos dos débitos de consumo de água.
Dois projetos merecem destaque no estande. No primeiro, o DAAE apresenta um simulador de vazamento hidráulico residencial, mostrando como o hidrômetro se comporta quando existe um vazamento oculto na residência ou na empresa do cliente. Outro projeto que está sendo apresentado na feira é o modelo de instalação do novo padrão de ligação de água residencial, que é um marco tecnológico nos serviços de água do município.
O sistema foi desenvolvido pela equipe comercial do Departamento e o inicio da utilização do novo padrão para ligações residenciais está previsto para o mês de setembro.
A nova tecnologia elimina o cavalete tradicional e passa a utilizar uma caixa especial de proteção para o hidrômetro, confeccionada em material plástico de alta resistência, instalada de forma embutida na parede da residência ou em uma mureta (nos casos em que a casa não seja murada), com acesso externo para leitura e manutenção.
A instalação da caixa padrão tem como vantagens os seguintes pontos:
• Proteção do hidrômetro evitando estragos com as intempéries (chuvas, raios solares, etc.);
• Caixa com alta resistência a impactos que impossibilita a quebra acidental do hidrômetro ou do cavalete;
• Realização de leitura do hidrômetro sem necessidade do leiturista entrar na propriedade, resguardando a privacidade dos clientes;
• Qualquer manutenção exigida na ligação também não necessita entrada do técnico na propriedade – não será mais necessário perder compromissos ou trabalho para esperar o conserto do cavalete;
• Melhor apresentação da ligação de água, através de modelo discreto e moderno;
• Poderá ser instalada na mesma mureta onde será instalada a caixa de medição de energia elétrica e caixa dos correios;
• O registro pode ser trocado pelo usuário ou por encanador de confiança, uma vez que fica fora da caixa de proteção e dentro do imóvel;
• Devido à sua tecnologia, haverá uma diminuição brusca da necessidade por serviços de reparo nos registros do cavalete ou da calçada.