O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro colocará em operação definitiva nos próximos dias, dois novos reservatórios de água tratada para atender os bairros do município. O primeiro a entrar em funcionamento será o reservatório localizado às margens da Avenida Castelo Branco.
O reservatório pode armazenar até 1.000 m³ e foi projetado para ampliar a oferta de água tratada para os moradores dos bairros Jardim Novo Wenzel, Bonsucesso e permitirá ainda o abastecimento do Residencial Bom Retiro, cujas casas serão entregues em breve pela prefeitura.
Em seguida, entrará em operação o reservatório para atender a região centro-sul. Com capacidade para armazenar 1500 m³ de água, foi construído na Rua 11 com Avenida 29 – área próxima ao Estádio Municipal “Augusto Schmidt Filho”, região do bairro do Estádio. O reservatório irá solucionar o problema de baixa pressão da água no sistema de distribuição central, em parte do Jardim Copacabana, na região centro-sul e no Jardim Novo e Jardim Novo 2.
Na construção dos dois reservatórios e na implantação de novas linhas de adutoras, o município investiu mais de R$ 5,2 milhões. Os projetos foram elaborados pelo Daae e aprovados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal.
Para executar o processo, recentemente, o reservatório foi enchido com água para que a equipe pudesse fazer testes hidrostáticos na estrutura e aplicação de produtos para desinfecção interna, com inspeção visual para verificação de possíveis vazamentos na estrutura do equipamento. Os testes realizados nos dois reservatórios foram considerados satisfatórios pela equipe técnica e dessa forma, os equipamentos estão prontos para entrar em operação.
A água utilizada nesse procedimento serviu para teste de carga e ao mesmo tempo como meio de dispersão de produtos oxidantes e após estes testes a água não poderá ser reutilizada para consumo humano ou em qualquer outra atividade, pois não atende os padrões de potabilidade exigidos pela legislação.
A água armazenada será descartada pelo Daae junto ao meio fio e de forma gradativa nos próximos dias. A equipe técnica reforça que essa água não pode ser reaproveitada em outras atividades, tais como rega de jardins e ou limpeza pública, pois pode conter impurezas, dessa forma, o descarte deve ser realizado de forma controlada.
A liberação da água utilizada nos testes do reservatório é necessária para que uma equipe possa fazer a inspeção na parte interna do reservatório, em seguida, será feita a limpeza fina, aplicação de oxidante para eliminar todas as impurezas e em seguida, o reservatório será colocado em funcionamento e entrará no sistema hidráulico do município.