MENU

accessible_forward Acessibilidade
03 de dezembro de 2010 DAAE

Daae colocará em operação reservatório desativado há 25 anos na Vila Martins

      O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE) de Rio Claro iniciou o trabalho de recuperação e impermeabilização do reservatório elevado localizado na rua 3-A com avenida 38-A, região da Vila Martins. O reservatório de concreto armado em forma de taça foi desativado há cerca de 25 anos, e que com a implantação da setorização do sistema hidráulico voltará a integrar o sistema de distribuição de água tratada no município.

      Construído pelo DAAE para abastecer bairros do lado norte da cidade, entre os quais Vila Martins, Vila Alemã e Distrito Industrial, a estrutura começou a apresentar vazamentos decorrentes da deteriorização da impermeabilização e com a construção da Estação de Tratamento de Água localizada na estrada que liga Rio Claro ao distrito de Ajapi, a ETA 2 perdeu sua principal função no então sistema adotado e foi desativado na década de 80.

Equipes trabalham na recuperação e impermeabilização do reservatório elevado da Vila Martins.

Equipes trabalham na recuperação e impermeabilização do reservatório elevado da Vila Martins.

      Com capacidade de armazenamento para 500 metros cúbicos de água tratada, o antigo reservatório voltará a fazer parte do sistema de abastecimento, isto devido ao novo estudo de otimização do sistema hidráulico do município de Rio Claro com a implantação da setorização hidráulica. Esta nova readequação do sistema hidráulico com implantação da setorização é de extrema importância, em especial para os projetos de eficiência energética e controle de perdas – ambos em implantação no município de Rio Claro pelo DAAE. O reservatório da Vila Martins, como é chamada aquela obra, será um dos poucos ponto de reserva de água tratada naquela região, que atualmente não conta com reserva recebendo água diretamente das bombas da ETA 2, o que ocasiona deficiência de abastecimento em horários tidos de pico; com este reservatório a região terá seu abastecimento garantido com vazão e pressão dentro das normas técnicas.

      Para colocar o antigo reservatório novamente em operação o DAAE substituiu toda a parte hidráulica (tubos, válvulas e conexões) e está executando nova impermeabilização – mais moderna e resistente – garantindo a funcionabilidade da estrutura. A previsão é de que o trabalho de impermeabilização seja concluído até a próxima semana. Em seguida, os técnicos da Autarquia realizarão os testes de estanquiedade e higienização para que o reservatório possa ser colocado em funcionamento.

      A reativação do reservatório da Vila Martins faz parte de um amplo projeto de setorização e otimização do sistema de distribuição de água no município. Assim que entrar em funcionamento, o reservatório da Vila Martins irá reforçar o abastecimento da Vila Martins, Jardim Portugal, Jardim Primavera, Vila Operária, Jardim Ipê e Vila Alemã.

      O reservatório também será utilizado como controlador da pressão dinâmica para a ETA 2, isso será possível mediante a implantação de sistema de telemetria para controle de pressão e vazão, sendo este sistema baseado em mediação automática e link digital, além de utilização de equipamentos como rádios e antenas devidamente homologados pela Anatel já implantados em outros reservatórios do DAAE.

Skip to content