O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro completa nesta semana uma importante conquista: a marca de 366 dias sem afastamento de servidores devido a acidentes de trabalho.
Esse desempenho não era atingido há cerca de 20 anos, desde quando foram iniciadas as estatísticas envolvendo registros de acidentes de trabalho, de trajeto e doenças ocupacionais. Esse recorde positivo foi comemorado durante a realização da 16ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), realizada na de 16 a 20 de maio.
O superintendente do Daae, Geraldo Gonçalves Pereira, parabenizou todos os servidores por mais essa conquista. Segundo ele, “a mudança de postura e o envolvimento consciente de todos nas questões e atividades relacionadas à segurança, meio ambiente e saúde, contribuíram para que atingíssemos esta marca de grande importância para todos os nossos colaboradores”, salientou.
O setor de Segurança do Trabalho e a Comissão Interna de Segurança no Trabalho (Cipa) foram implantados no Daae, respectivamente, em junho e agosto de 2000 e, desde então vêm trabalhando em busca da meta de “acidente zero”. Até o ano passado, o recorde era de 361 dias sem acidentes. De acordo com os levantamentos do setor, esse acidente registrado foi de trajeto e não um acidente típico no desenvolvimento da atividade normal de trabalho do servidor.
A conscientização dos servidores no uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), uniformes, treinamentos, novas tecnologias e ferramentas, bem como a mudanças no espaço físico, troca de viaturas, são alguns dos aspectos que trouxeram mais segurança e qualidade de vida no trabalho para os servidores da autarquia.
Segundo o técnico de segurança, Edson Varussa, os esforços são para manter sempre o Daae como um referencial de segurança no serviço público municipal, inclusive auxiliando na implantação do Serviço de Atendimento ao Servidor (SAS) e composição das comissões internas de prevenção de acidentes da prefeitura e Fundação de Saúde.