O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) já concluiu 90% da implantação da linha de adutora que vai interligar a Estação de Tratamento de Água que fica na estrada para Ajapi à Central de Distribuição de Água, localizada na região do Distrito Industrial de Rio Claro.
A obra agora está na parte final e mais difícil dos trabalhos, que é a travessia da tubulação sob o viaduto da rodovia SP-191 (Wilson Finardi) que liga Rio Claro a Araras.
No total, serão 5.100 metros de adutora, feita com tubos de 500 milímetros de diâmetro confeccionados em ferro fundido. De acordo com o departamento de engenharia do Daae, a nova linha de adutora irá ampliar a capacidade de abastecimento da Central de Distribuição de Água, responsável pelo envio de água tratada para os bairros da região norte do município.
A nova adutora é uma das oito que estão sendo construídas pelo Daae e que vão somar 24 quilômetros de tubulação. Somente para a aquisição de tubos de ferro fundido que estão sendo utilizados na implantação das novas adutoras o investimento é de R$ 8,3 milhões. As iniciativas de melhoria na distribuição de água tratada incluem a construção de sete reservatórios.