MENU

accessible_forward Acessibilidade
09 de janeiro de 2013 DAAE

Daae conclui conserto em adutora na Avenida Brasil

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro concluiu por volta das 20h30 de terça-feira (8) a manutenção corretiva da adutora instalada na Avenida Brasil.

A adutora de 250 milímetros de diâmetro, confeccionada em cimento amianto, fica na região da Avenida Brasil, próxima a antiga Mecânica Alfa – área norte do município – e sofreu rompimento, o que provocou o desabastecimento de parte da zona norte do município, principalmente no Distrito Industrial.

Para o conserto da adutora foram necessárias manobras complexas, que envolveram equipamentos como válvulas e registros. Vários profissionais e máquinas foram mobilizados para a realização do serviço.

Após finalização do conserto, o setor de manutenção do Daae iniciou a abertura do registro e válvulas para restabelecer o abastecimento na região. Por se tratar de uma adutora de interligação de bairros, o abastecimento completo leva de três a quatro horas para se normalizar.

Por esse motivo, o Grande Cervezão e os bairros Jardim Floridiana, Mãe Preta, Arco Iris, Vila Martins, Jardim América, Vila Verde, Vila Industrial, São Miguel, Residencial Oreste Armando Giovanni, Santa Maria, Jardim das Flores, Jardim São José, Jardim São Caetano e Jardim Progresso tiveram o abastecimento normalizado por volta das 21h30.

O Daae esclarece que as tubulações  confeccionadas em cimento amianto são mais antigas, e não são mais utilizadas atualmente. Elas foram instaladas antes da década de 80 e esse tipo de material pode apresentar maior desgaste, provocando rompimentos nas redes de água, principalmente nos períodos em que há maior variação da temperatura.

O DAAE já tem prevista a implantação de uma nova linha de adutora com diâmetro de 500 milímetros de diâmetro que entrará em funcionamento ainda este ano minimizando a possibilidade de rompimentos na adutora existente, devido à diminuição da pressão.

Pular para o conteúdo