MENU

accessible_forward Acessibilidade
10 de janeiro de 2011 DAAE

Daae e Procon agem em conjunto para aprimorar atendimento à comunidade

Representantes do Daae e Procon durante reunião na sede da Autarquia.

Representantes do Daae e Procon durante reunião na sede da Autarquia.

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) e o Programa de Defesa do Consumidor (Procon) de Rio Claro estão trabalhando juntos para aprimorar o atendimento ao consumidor nas questões relativas a água e esgoto. O índice de reclamações é relativamente baixo já que em 2010 somou 182 registros ao Procon, de um total de 68.575 consumidores. É o equivalente a 0,27% do universo de famílias atendidas pelo Daae.

Mesmo assim, representantes de ambos os serviços se reuniram na manhã de sexta-feira (7) para discutir uma série de procedimentos técnicos e legais envolvendo a aplicação da Lei Nacional de Saneamento.

As procuras ao Procon relacionadas ao Daae envolvem questões que geralmente causam dúvidas, questionamentos e reclamações em relação aos valores das contas de água e esgoto. Para falar sobre o assunto, a reunião na sede da autarquia contou com a presença dos superintendentes do Daae, Geraldo Gonçalves Pereira, e do Procon, Sérgio Santoro, além de diretores dos dois órgãos municipais. Durante a reunião ficou definido que o Daae irá estruturar um canal de comunicação direto para tratar das demandas encaminhadas via Procon.

O objetivo principal é aprimorar o relacionamento com os consumidores e tornar mais ágil a solução dos problemas apresentados. Desde o início da atual gestão, o Daae vem se empenhando na melhoria do relacionamento com os contribuintes, especialmente qualificando as equipes de atendimento. O Daae prepara para os próximos meses um treinamento direcionado aos funcionários do Procon, da Ouvidoria Geral da prefeitura e da Secretaria Municipal de Governo para abordar os procedimentos técnico-administrativos e a Lei de Saneamento. O curso será ministrado no Centro de Treinamento do Daae.

Pesquisa Procon

Durante a reunião de sexta-feira os representantes do Daae e Procon discutiram a metodologia e os números divulgados na última pesquisa do Procon, no mês de dezembro. 

O superintendente do Daae reafirmou que todas as negociações de débitos dos consumidores com conta de água seguem estritamente o que determina a lei.Conforme relatório do Procon, em 2010 foram encaminhadas 182 reclamações ao Daae , 108 por escrito. A autarquia apurou todas as reclamações e constatou que 80 clientes (74% das queixas) já tiveram os casos solucionados. As demandas restantes encontram-se em processo administrativo, judicial ou foram indeferidas pelo Daae.

Skip to content