MENU

accessible_forward Acessibilidade
05 de dezembro de 2018 DAAE

Daae e Whirlpool fazem plantio de 100 mudas no Mãe Preta

Dando continuidade ao “Projeto Nascentes”, na tarde de quarta-feira (5) o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro fez, em parceria com a Whirlpool, plantio de 100 mudas no bairro Mãe Preta.

Cerca de 40 alunos do Ensino Fundamental da escola Jovelina Moratelli participaram do plantio de pequenas árvores nativas em terreno ao lado da empresa. A área conta com ao menos cinco nascentes próximas do Ribeirão Claro.

“Essa é mais uma ação do projeto desenvolvido pelo Daae, visando a conservação dos recursos hídricos no município, além de prestarmos uma homenagem não só ao meio ambiente, mas também ao Daae, que completa 49 anos nessa quarta-feira”, destaca o superintendente da autarquia, Paulo Roberto Bortolotti.

Antes do plantio, os alunos participaram de palestra ambiental no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) no bairro Mãe Preta, na qual os funcionários do Daae explicaram o “Projeto Nascentes” e falaram sobre a importância da preservação e do uso racional da água. Representantes da Whirlpool falaram sobre o descarte correto de resíduos. Além dos estudantes, acompanharam as palestras aproximadamente 70 pessoas atendidas pelo Cras Mãe Preta.

“Estamos orgulhosos de fazer parte de uma ação que deixa um legado para as próximas gerações, a  Whirlpool preza pela redução dos impactos ambientais em em suas operações”, comentou Renato Cerri, diretor da planta da Whirlpool de Rio Claro.

O “Projeto Nascentes” é iniciativa da prefeitura por intermédio do Daae e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, focada na recuperação, ampliação, proteção e conservação dos recursos hídricos em 10 nascentes da cidade, sendo cinco em áreas próximas ao Rio Corumbataí e cinco próximas do Ribeirão Claro.

“Parcerias como essa com a Whirlpool são fundamentais para a realização de projetos e ações em benefício da comunidade”, acrescenta o superintendente do Daae, ressaltando que empresas interessadas em participar do “Projeto Nascentes” devem entrar em contato pelo telefone 3531-5248.

Além da recuperação das nascentes, o Daae também desenvolve visitas monitoras de estudantes nas nascentes do bairro Vila Cristina e no bairro Diário Ville.

Ações

Nos últimos dois anos, o Daae fez o plantio de mais de 500 mudas, todas provenientes do viveiro da autarquia, localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) 2 na estrada que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi. O Daae revitalizou toda a área do viveiro e fez a manutenção e troca de equipamentos, facilitando o trabalho dos funcionários e os cuidados com as mudas.

Atualmente, o viveiro do Daae conta com cerca de 3.200 mudas para pronta entrega de árvores nativas e frutíferas, para plantio em Áreas de Preservação Permanente (Apps) e chácaras, sítios e fazendas no entorno de cursos d’água e nascentes. O objetivo é proteger os recursos hídricos contra erosão e assoreamento.

Informações sobre doação de mudas pelo Daae e agendamento de visitas às nascentes podem ser solicitados pelo telefone 3531-5248, de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.

Neste ano, foram doadas pelo viveiro do Daae cerca de 3.000 mudas de árvores nativas e frutíferas. Essas iniciativas também fazem parte da diretiva “Gestão das Águas”, do Programa Município Verde Azul (PMVA), do governo estadual, que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingem a pontuação necessária obtêm certificado e garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Pular para o conteúdo