O viveiro de mudas de mata ciliar e de cerrado do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro distribuiu durante a realização da Facirc deste ano, 250 mudas de palmeira seafórtea. A doação das mudas foi feita no stand do Daae em parceira com a Oscip Corumbataí.
Segundo o gestor ambiental do Daae, Willy Werner Grassmann Bóbbo, os visitantes da feira, interessados em receber uma muda nativa, tinham que preencher um formulário, com nome, endereço, município, contato e também respondiam uma pergunta sobre o trabalho ambiental desenvolvido pelo Daae. Além de receber a muda de palmeira, o público presente participou do sorteio de um vaso de Areca bambu. Após o encerramento da Facirc, foi realizado o sorteio e a ganhadora foi uma moradora do bairro Vila Indaiá.
O viveiro de mudas do Daae conta com aproximadamente 50 diferentes espécies de mudas de árvores nativas e exóticas, num processo de produção que envolve a coleta de sementes nas matas de Rio Claro e região, fabricação do substrato, enchimento manual dos saquinhos, e o manejo das plântulas germinadas até se tornarem mudas aptas para o plantio no campo. Neste ano, a estimativa é de que o viveiro de mudas produza em torno de 26 mil mudas de mais de 70 espécies e que sejam distribuídas até o fim do ano mais de 20 mil mudas.
Os pedidos de mudas podem ser realizados diretamente no Daae pelo telefone (19) 99132-1264. Os pedidos de até 10 mudas podem ser retiradas diretamente no viveiro com os servidores que trabalham no local. De 10 a 200 mudas é necessário que se preencha um documento com os dados pessoais do requerente e os dados da propriedade rural onde serão plantadas as mudas. Acima de 200 mudas é necessária a apresentação de projeto de revegetação ciliar assinado por profissional habilitado.