MENU

accessible_forward Acessibilidade
27 de junho de 2014 DAAE

Daae faz doação e mudas serão plantadas sábado na região do bairro Novo Wenzel

O viveiro de mudas de mata ciliar e cerrado do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro doou 100 mudas de árvores nativas para serem plantadas ao redor do Campo do Rapadão, na região dos bairros Novo Wenzel e Bonsucesso. O plantio acontece nesse sábado (28) às 9 horas, com a presença de autoridades e comunidade daquelas imediações.

O evento comemora o Mês do Meio Ambiente e foi idealizado pela União de Amigos do Menor (Udam) em parceria com prefeitura, por intermédio da Secretaria de Ação Social, Câmara Municipal e associação de bairros “Amigos Unidos pelo Mesmo Ideal”.

O viveiro de mudas do Daae conta com aproximadamente 50 espécies diferentes de mudas de árvores nativas e exóticas, todas produzidas artesanalmente, desde a coleta de sementes nas matas de Rio Claro e região, fabricação do substrato, enchimento manual dos saquinhos e manejo das plântulas germinadas até se tornarem mudas aptas para o plantio no campo.

Os pedidos de mudas podem ser realizados diretamente no Daae pelo telefone (19) 99132-1264. Os pedidos de até 10 mudas podem ser retiradas diretamente no viveiro com os servidores que trabalham no local. De 10 a 200 mudas é necessário que se preencha um documento com os dados pessoais do requerente e os dados da propriedade rural onde serão plantadas as mudas. Acima de 200 mudas é necessária a apresentação de projeto de revegetação ciliar assinado por profissional habilitado.

“O compromisso de plantar mudas não se limita ao simples ato de cavar o solo e colocar uma muda”, explica o gestor ambiental do Daae, Willy Werner Grassmann Bóbbo. “É preciso o compromisso de cuidar da muda pelos primeiros 24 meses, até ela atingir porte suficiente para se defender da biodiversidade”, acrescenta, esclarecendo que, ao se introduzir  uma árvore numa mata ou capoeira, altera-se de alguma forma as características físicas e ambientais desse local.

O viveiro do Daae está localizado na Estação de Tratamento de Água II (ETA II), na estrada municipal Rio Claro-Ajapi. O serviço atende proprietários rurais, ONG’s, Ocips, prefeituras das cidades pertencentes a Bacia Hidrográfica do rio Corumbataí e de outras localidades pertencentes as Bacias PCJ. O Consórcio PCJ é entidade parceira do viveiro que auxilia com insumos e assessoria técnica.

A estimativa é de que em 2014 o viveiro de mudas do Daae produza em torno de 26 mil mudas de mais de 70 espécies diferentes e distribua até o final do ano em torno de 15 mil mudas.

Pular para o conteúdo