O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE) de Rio Claro concluiu nesta semana, as obras hidráulicas de interligação da rede de água e coleta dos esgotos no Residencial Quirino, localizado na Estrada do Sobrado e que está sendo construído dentro do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal.
No conjunto habitacional foi instalada uma adutora interligando o Residencial a rede pública; para tanto foi executado uma linha de 350 metros de tubos, de 100 milímetros de diâmetro, confeccionados em polietileno de alta densidade (PEAD), cuja qualidade garante uma durabilidade bastante grande.
O projeto contempla ainda a instalação de um hidrante junto a guarita de entrada em atendimento as necessidades do Corpo de Bombeiro no combate a incêndios e de doze hidrômetros, um para cada bloco de apartamentos. Todo material utilizado foi fornecido pelo DAAE.
Quanto aos esgotos gerados pelo Residencial, a rede de coleta de esgoto será interligada ao emissário do Jardim Boa Esperança, esta obra será executada pela prestadora de serviço Foz do Brasil, cuja ordem de serviço já foi expedida pelo DAAE e as obras deverão ser realizadas na próxima semana.
Nos próximos dias será feito o recapeamento onde as equipes do DAAE precisaram abrir buracos no pavimento para executar serviços na rede de distribuição de água.
As 144 unidades do Residencial Quirino estão distribuídas em nove edifícios e serão habitadas por famílias com renda de até três salários mínimos, faixa de rendimento em que se concentra o maior percentual de cidadãos que figuram nas estatísticas do déficit habitacional verificado no município.
As famílias contempladas foram selecionadas no cadastro da Secretaria de Habitação do Município, segundo o perfil indicado no programa “Minha Casa, Minha Vida”. O terreno ocupado pelo empreendimento “foi doado pelo município, medida que repercute diretamente na redução dos custos das unidades”, explica o titular da pasta da Habitação, Agnelo da Silva Matos Neto. Entregue à responsabilidade da Construtora Tranenge, que venceu a concorrência para a execução daquele residencial, a obra é financiada pela Caixa Econômica Federal, que tem sido uma grande parceira do município na viabilização dos programas habitacionais em Rio Claro.