MENU

accessible_forward Acessibilidade
04 de junho de 2019 DAAE

Daae inicia plantio de mil mudas em área rural às margens do rio Corumbataí

Ação será feita até o dia 11 de junho com escolas do município. Mudas são do viveiro da autarquia.

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro deu início na manhã de terça-feira (4), ao plantio de mil mudas de árvores nativas e frutíferas em área rural do município, às margens do rio Corumbataí, com a participação de alunos da Escola Municipal Agrícola “Eng. Rubens Foot Guimarães.

“Gostei muito dessa atividade porque estamos ajudando o meio ambiente. Quando a gente crescer, nós vamos usar essa água, então é importante preservar”, comentou Pedro Henrique Canto, de 14 anos.

As atividades estão sendo feitas em comemoração à semana do meio ambiente e fazem parte do “Programa de Recuperação de Área de Preservação Permanente do Rio Corumbataí”. Os plantios com as escolas dos ensinos fundamental e médio da rede pública e particular de Rio Claro serão feitos até o dia 11 de junho.

“Fazemos esse trabalho de monitoramento, recuperação e proteção de nascentes no município desde 2017, com mudas do viveiro da autarquia”, explica José Crespo Filho, gerente de preservação do Meio Ambiente do Daae e coordenador do projeto Nascentes.

O plantio das mil mudas está sendo feito em área próxima à captação da Estação de Tratamento de Água (ETA 2), na Estrada do Sobrado. O local foi escolhido após estudo da bacia hidrográfica feito pela Unidade de Gerenciamento de Projetos de Rio Claro (UGP), com visita de campo e imagens via satélite.

“Para realizarmos esse trabalho de proteção dos mananciais e recomposição da mata ciliar na zona rural, é fundamental termos o consentimento e a colaboração dos proprietários, autorizando nossa entrada, como aconteceu nessa área”, comenta o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.

De acordo com a assistente agropecuária da Casa de Agricultura de Rio Claro, Melissa Pin Lucheti Sampaio, essa ação também é importante para os produtores rurais em termos de adequação ambiental de seus imóveis à etapa posterior ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Os interessados em aderir ao programa de recuperação ambiental devem ligar para a gerência de Meio Ambiente do Daae, no telefone 3531-5248, em horário comercial.

A atividade conta com o apoio das secretarias municipais da Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção; Educação e Meio Ambiente e também da Casa de Agricultura de Rio Claro e do Consórcio PCJ.

Também é mais uma ação desenvolvida pelo município de Rio Claro em atenção às diretivas do “Programa Município Verde Azul”, iniciativa do governo estadual que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios.

Pular para o conteúdo