O viveiro de mudas nativas do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), desde o inicio deste ano, já entregou mais de dez mil mudas da mata ciliar e do cerrado para produtores rurais e prefeituras da região de Rio Claro. Na segunda quinzena do mês de maio, foram entregues mais 2.110 mudas de 28 espécies diferentes para serem plantadas em uma área de preservação permanente e que anteriormente era destinada ao cultivo de cana de açúcar.
Segundo o gestor ambiental e coordenador do projeto, Willy Werner Grassmann Bóbbo, a propriedade contemplada com as mudas está localizada no Campo do Cocho, região rural de município, e foi favorecida pelo programa de proteção dos mananciais do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
As mudas produzidas no viveiro são doadas aos proprietários que queiram reflorestar as áreas de preservação permanente de suas propriedades.
Por outro lado, áreas que sofreram qualquer tipo de auto de infração ambiental ou que estão comprometidas com algum Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) não podem receber doação dessas mudas.
Com a reativação do viveiro, o município coloca em prática o projeto para atender os proprietários rurais da bacia do rio Corumbataí, onde estão os municípios de Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Charqueada, Itirapina, Rio Claro, Santa Gertrudes e Piracicaba, região onde estão mais de 650 mil habitantes.