Prefeito Du Altimari e o superintendente do Daae, Geraldo Gonçalves Pereira acompanharam o trabalho de limpeza do decantador da ETA2.
O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro realizou na semana passada a limpeza dos decantadores da Estação de Tratamento de Água (ETA2), localizada no quilometro oito da Estrada Municipal que liga Rio Claro ao Distrito de Ajapi. O prefeito Du Altimari e o superintendente do Daae, Geraldo Gonçalves Pereira, acompanharam o processo que foi coordenado pelo chefe do setor de manutenção, Denílson Massaferro, segundo o qual a limpeza dos tanques de lodo da estação é feita mensalmente. “Devido ao grande volume de água, em virtude das chuvas, aumentou a quantidade de material em suspensão nos rios”, comenta. Massaferro.
Para assegurar a qualidade da água distribuída à população, houve aumento na emissão de insumos, que são reagentes químicos utilizados no tratamento da água. Esse procedimento provoca o aumento da quantidade de lodo, o que torna necessário fazer a limpeza de 15 em 15 dias.
A ETA 2 possui dois decantadores grandes e, nessa época de chuvas intensas, os tanques são limpos praticamente uma vez por semana, para garantir a qualidade da água distribuída em Rio Claro.O prefeito destacou a importância do trabalho dos funcionários do Daae para manter a qualidade de água consumida pela população do município. Altimari lembrou ainda que Rio Claro foi contemplado no PAC-2 com recursos que somam mais de R$ 24,8 milhões, com destinação específica para obras de saneamento. Entre os investimentos, coordenados pelo Daae, estão a ampliação da ETA2 e a construção de uma barragem no Rio Corumbataí. De acordo com Geraldo Gonçalves Pereira, manutenções como a realizada na semana passada são importantes na preservação da água enviada aos filtros da ETA2, o que mantém a qualidade da água consumida pela população de Rio Claro. O trabalho ma ETA2 foi realizado por dez funcionários que utilizaram mangueiras de água pressurizada. A camada de lodo foi empurrada para as lagoas de decantação, onde o material é filtrado e a água é devolvida limpa para o rio.“Esse serviço é indispensável para manutenção do sistema de abastecimento, já que a ETA2 é responsável por 60% do tratamento de água do município”, destacou o superintendente.