MENU

accessible_forward Acessibilidade
17 de outubro de 2014 DAAE

Daae monitora rios e pede uso racional da água

Embora Rio Claro não enfrente neste momento situação de racionamento e nenhuma medida emergencial tenha sido necessária até agora, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) reforça orientação à comunidade para fazer uso consciente da água, principalmente em função da estiagem prolongada. Utilizar a água somente para o desenvolvimento das tarefas essenciais do dia a dia é fundamental para manter os rios que abastecem o município em níveis apropriados à captação.

Durante o período mais crítico da estiagem os níveis dos rios Corumbataí e Ribeirão Claro chegaram a 40% da média, mas com as chuvas que caíram no mês de setembro, voltaram à normalidade. Porém, nas últimas semanas, o município enfrenta temperaturas elevadas associadas à baixa umidade relativa do ar, fenômeno conhecido como “veranico”. Por esse motivo os níveis do Corumbataí e Ribeirão Claro voltaram a baixar e, hoje, estão cerca de 50% abaixo da média para esta época do ano.

A equipe técnica do departamento de engenharia faz monitoramento constante das operações de captação de água, tanto do Ribeirão Claro como do Rio Corumbataí, de maneira que a redução no volume de água dos rios não interfira de forma substancial no sistema de abastecimento de água para a população. O Rio Corumbataí é responsável por cerca de 60% do abastecimento de água da população e o Ribeirão Claro é responsável pelos 40% restantes.

Pular para o conteúdo