Problemas na distribuição de água que durante anos se arrastavam e prejudicavam parte da população de Rio Claro foram solucionados com ações do município a partir de 2017, ano no qual a atual gestão assumiu o governo. É o caso da falta de água que por muito tempo gerou transtornos aos moradores de Ferraz. Em outubro passado o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) identificou e sanou um enorme vazamento e, desde então, não há reclamações de falta d’água no distrito registradas na autarquia.
“Era um problema que incomodava há anos, mas com a realização desse trabalho está tudo normalizado e hoje conseguimos ter uma rotina sem interrupções no fornecimento ou baixa pressão, coisa que antes era impossível de se imaginar”, afirma Fabrício Bellato, morador de Ferraz.
De acordo com o superintendente do Daae, Ricardo Pires de Oliveira, ações semelhantes de inspeção e reparo das redes de distribuição de água foram intensificados a partir do ano passado, o que levou a melhorias em várias outras regiões. “É um trabalho que passamos a desenvolver de forma contínua, a fim de evitar que outros pontos de vazamentos possam ocasionar desabastecimento”, explica.
Além das inspeções, obras e melhorias normalizaram a distribuição de água em diversos bairros. É o caso do Residencial Florença, que sofria com a falta d’água há anos. Ao colocar em operação dois reservatórios no bairro Mãe Preta, um com capacidade para 1,5 milhão de litros, e outro para um milhão de litros, o abastecimento foi normalizado não apenas no Florença, mas em toda aquela região.
Outro antigo problema de abastecimento de água foi resolvido em janeiro deste ano. No bairro Jardim Santa Maria o Daae fez a interligação da rede que abastece o bairro ao ramal principal que traz água da Estação de Tratamento de Água (ETA) 1, melhorando a vazão e a pressão da água ali e nos bairros vizinhos.
No ano passado a autarquia resolveu o problema de falta de água no Parque Flórida. Após 10 anos de espera, os moradores do bairro, localizado na divisa entre Rio Claro e Santa Gertrudes, puderam pedir a instalação de hidrômetros para receber água tratada. Para isso, foi instalada uma adutora que passou a abastecer aquela região, que conta com 400 imóveis.
Além dessas ações, a equipe de obras do Daae realiza inúmeros reparos emergenciais na rede, algumas de danos causados por obras e serviços de terceiros, o que pode acabar resultando em eventuais desabastecimentos na rede de água em determinadas regiões da cidade.
Por esse motivo, o Daae reforça a orientação para que os moradores tenham reservatório de água em seus imóveis. As populares “caixas d’água” são importantes para reduzir transtornos em caso de interrupção no fornecimento. Além disso, a instalação de reservatórios nas residências é obrigatória, conforme estabelece o Código Sanitário Estadual.