O Departamento de Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro está orientando a população sobre o trabalho de coleta de amostras domiciliares de água da rede pública de abastecimento do município.
O Daae informa que o procedimento é realizado diariamente, inclusive nos finais de semana e feriados. Essas coletas são feitas nas casas para análise e controle do produto que é distribuído no município. As amostras são retiradas exclusivamente por funcionários do setor de laboratório do Daae, uniformizados, que possuem crachá funcional de identificação com foto e utilizam a viatura oficial da autarquia.
O trabalho é realizado em todos os bairros. A coleta é feita pelo hidrômetro dos imóveis em um procedimento rápido. O trabalho é extremamente importante para manter a qualidade da água que chega até as residências.
As análises são determinadas pela Portaria 518 do Ministério da Saúde, de 25 de março de 2004. Esse trabalho do Daae é complementado pelas coletas realizadas mensalmente pela Vigilância Sanitária. O material é encaminhado para a unidade do Instituto Adolfo Lutz em Rio Claro, que emite laudos dentro do Programa Pró Água.
Para maiores informações as pessoas podem entrar em contato com o Daae pelo teleatendimento pelo número 3531-5200, opção “1”, ou diretamente no laboratório, através do telefone 3531-5221.