MENU

accessible_forward Acessibilidade
27 de novembro de 2013 DAAE

Daae participa de curso sobre viveiros florestais

O município de Rio Claro, por intermédio do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), participou na terça-feira (26), da terceira edição do curso voltado à produção de mudas, como etapa do Projeto Viveiros Florestais, que já permitiu a troca de experiências entre mais de 150 participantes.

O evento foi realizado em Piracicaba e organizado pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), com o objetivo de fomentar e capacitar operadores de viveiros florestais, proporcionando a implantação de novos viveiros, ampliação daqueles já existentes e principalmente a troca de experiências entre os participantes.

Os participantes visitaram a Escola de Engenharia de Piracicaba, onde foram recebidos por José Carlos Perdigão, da ONG Jaguatibaia, que proferiu palestra sobre viveiros florestais. A coordenadora do viveiro municipal de Piracicaba, Clementina Rossin,  compartilhou experiências do viveiro municipal da cidade e Denise Dedini, da Cetesb Piracicaba, abordou as alterações do código florestal e as implicações no licenciamento ambiental.

Os inscritos no curso conheceram o viveiro municipal de Piracicaba e participaram de oficina de produção de mudas, que envolveu desde técnicas de plantio de sementes até a manutenção das mudas.

Representaram o Daae o gestor ambiental Willy W.G. Bóbbo, e os técnicos José Roberto Fernandes e Fábio Fernandes, do viveiro municipal.

O Daae possui viveiro de mudas que foi reestruturado e reativado há quatro anos, numa parceria com a prefeitura e o Consórcio PCJ. As mudas nativas são cultivadas em uma área dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA 2), localizada na estrada municipal que liga Rio Claro ao distrito de Ajapi.

Pular para o conteúdo