MENU

accessible_forward Acessibilidade
01 de agosto de 2013 DAAE

Daae participa de fórum em defesa do Rio Corumbataí

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro participou na quarta-feira (31) da quarta edição do Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí. A atividade foi realizada no centro comunitário educacional e cultural “Dirceu Mancini”, em Analândia.

Atendendo a convite do presidente da Câmara Municipal de Analândia, Rodrigo Tendolini Balerini, o gestor ambiental do Daae, Willy Werner Grassmann Bóbbo, proferiu palestra sobre a diversidade aquática da bacia hidrográfica do rio Corumbataí, destacando que existem mais de 80 espécies de peixes já catalogados na bacia. O gestor ambiental destacou ainda a importância do viveiro do Daae de mudas nativas de mata ciliar e do cerrado. O viveiro produz atualmente cerca de 20 mil mudas e faz distribuição a produtores rurais para serem plantadas em áreas de preservação permanente.

O prefeito de Analândia, Rogério Luiz Barbosa Ulson, participou da abertura do Fórum que contou também com a presença de vereadores dos municípios da região, entidades civis e governamentais, produtores rurais e ambientalistas.

O Fórum foi criado em 2004 por iniciativa do vereador José Longatto, de Piracicaba, visando a união de forças políticas em prol da preservação ambiental do rio Corumbataí e de seus afluentes. O rio hoje é responsável pelo abastecimento público de mais de 650 mil pessoas. No encerramento, o palestrante elogiou a parceria com a Oscip IPSA Corumbataí que atua na área ambiental executando projetos ambientais.

Viveiro de Mudas

O viveiro de mudas foi reestruturado e reativado há mais de três anos, através de uma parceria entre a Prefeitura de Rio Claro, o Daae e o Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. As mudas nativas são cultivadas em uma área dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA 2), localizada na estrada municipal que liga Rio Claro ao distrito de Ajapi.

Com a reativação do viveiro, o município coloca em prática o projeto para atender os proprietários rurais da bacia do rio Corumbataí, onde estão os municípios de Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Charqueada, Itirapina, Rio Claro, Santa Gertrudes e Piracicaba.

Pular para o conteúdo