MENU

accessible_forward Acessibilidade
30 de novembro de 2023 DAAE

Daae reforma e moderniza laboratório da ETA 1

Requalificação oferece condições mais favoráveis de trabalho aos servidores e qualifica a execução dos serviços.

Diariamente, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro faz um rigoroso e minucioso trabalho de verificação da qualidade da água tratada e distribuída no município.

Com equipes trabalhando 24 horas, são coletadas, no mínimo, 10 amostras em pontos aleatórios da rede de todo o município e distritos para a realização de testes laboratoriais para verificação dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde.

E para melhor execução deste importante trabalho, a autarquia reformou o laboratório da Estação de Tratamento de Água (ETA 1).

Onde era feita a diluição de cal hidratada e estoque deste produto, agora abriga a parte administrativa e o laboratório. Equipamentos antigos foram substituídos por mais modernos. O espaço foi todo fechado com vidro, dando mais amplitude ao local. O Centro de Controle Operacional agora conta com sala da área técnica e da área operacional integradas, proporcionando tomadas de decisões mais rápidas.

Os instrumentos e acessórios utilizados estão alocados em armários modulados, resultando em maior espaço para execução dos serviços e maior organização. 

“A autarquia requalifica as condições de trabalho, tornando-as mais favoráveis aos servidores, além de aperfeiçoar a execução dos serviços”, destaca o superintendente do Daae, Sergio Ferreira.

O corredor das mesas de comandos dos filtros da ETA 1 está sendo revitalizado. Foram trocadas as oito janelas, além da construção de novos pontos de acesso para a parte do tratamento de água.

Foi feita a troca de telhas para sanar problemas de infiltração no local e adequações do refeitório, banheiros e vestiário. Também está sendo construída área de contenção para os produtos químicos usados no tratamento da água, armazenados em tanques.

Ainda de acordo com o superintendente, a reforma se tornou possível de ser realizada devido a troca de produtos químicos realizada nesta gestão, que também proporciona melhor qualidade no tratamento da água.

Antes, eram utilizados cloreto férrico e cal hidratada. Desde dezembro de 2021, o Daae utiliza apenas o coagulante Cloreto de Polialumínio (PAC). O complemento continua sendo feito com cloro e flúor.

A ETA 1 “José Maria Pedroso” está localizada no bairro Cidade Nova e começou a ser construída em 1945, teve sua primeira etapa concluída em 1949 e foi ampliada em 1969, passando a ter volume de 400 litros de água por segundo. A captação da água bruta é feita no Ribeirão Claro, com produção média de 38 milhões de litros por dia, fornece água para as regiões Norte, Sul e Central, além do distrito de Assistência, correspondendo a 40% do abastecimento da cidade.

Os outros 60% são distribuídos pela ETA 2 “José Crespo”. Construída no início da década de 1980, fica na estrada que liga o Distrito Industrial ao Distrito de Ajapi e abastece bairros das regiões Leste, Oeste e alguns bairros da região Sul, além do distrito de Ajapi.–

Skip to content