O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro dá continuidade a partir de segunda-feira (7) aos trabalhos de troca de redes, pelo método não destrutivo, no setor onde fica o bairro Cidade Jardim. Essa etapa do programa abrange toda a Avenida 29 no trecho compreendido da Rua Marginal à Rua 9 CJ.
O trabalho consiste na substituição das antigas redes de abastecimento de água feitas em ferro fundido por rede feita em PEAD com diâmetro de 110 mm, além das trocas dos ramais de ligação domiciliares de água. Como neste mesmo trecho acontece outra obra do Daae, foi necessário interromper temporariamente a troca de rede para que reduzir os transtornos a moradores, motoristas e pedestres.
A troca de rede que acontece na região do Cidade Jardim a partir de segunda-feira será executada pela empresa Sanit Engenharia Ltda, vencedora da licitação, sob a supervisão do Daae.
A obra integra o segundo convênio firmado entre o Daae e o Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Corumbataí e Jundiaí (Comitê PCJ) para investimentos em obras de combate às perdas de água no município. O primeiro contrato foi para trocas de rede na região dos bairros da Mãe Preta e São Miguel e a perspectiva é de que ainda neste ano seja iniciado o terceiro convênio, que abrangerá a área central.
No convênio que está em andamento, com obras no Cidade Jardim, os recursos somam mais de R$ 2,3 milhões sendo R$ 1.639.027,55 oriundos do governo do Estado, por intermédio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), e o restante é referente à contrapartida do Daae.
As obras vão desde a substituição de redes de distribuição, que são antigas e fora do padrão, até troca dos ramais de ligação domiciliar, passando por pesquisa de vazamentos com geofonia e adequação de padrões de ligação de água com a substituição de hidrômetros.
Paralelamente a estas obras o Daae fará uma atualização do cadastro daquela região com coleta dos dados de cada ligação como numero do hidrômetro, localização, imóvel e proprietário. Será fundamental que os moradores atendam os profissionais do Daae e da Sanit para o fornecimento de dados. Esse procedimento é necessário para a regularização cadastral no9o setor comercial do Daae.
A troca de rede vem sendo feita em um programa que já atendeu vários bairros da cidade, com o objetivo principal de elevar a pressão da água que chega às residências e evitar rompimentos das tubulações, já que as antigas, feitas em ferro fundido, estão fora dos padrões atuais e são mais suscetíveis a rompimentos. Já a nova rede é feita com tubos de polietileno de alta densidade (PEAD), com durabilidade superior a 60 anos. A obra está sendo executada pelo Método Não Destrutivo (MND), com a diminuição de abertura de valas, eliminação da falta de água e interrupções no trânsito para realização do serviço.
Funcionários uniformizados
As equipes da Sanit trabalham uniformizadas e com a supervisão do departamento de engenharia do Daae. Ao efetuar a troca dos ramais de ligação, os funcionários entregam um formulário para ser preenchido pelo responsável pelo imóvel.
O formulário é o controle da empresa sobre o serviço executado na região, e é preciso que todos colaborem preenchendo o formulário com as perguntas sobre a ligação do imóvel. Os funcionários da Sanit e do Daae estão sempre uniformizados. Em caso de dúvidas, os moradores podem ligar para o teleatendimento do Daae, pelo telefone 3531-5200 – opção “1”.