MENU

accessible_forward Acessibilidade
20 de setembro de 2010 DAAE

Daae vai reduzir consumo de energia elétrica na distribuição de água

    O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) de Rio Claro firmou parceria e aderiu ao programa de eficiência energética da Elektro no sistema de abastecimento de água do município. O projeto, desenvolvido pela Getesi e Enerenge, empresas contratadas pela Elektro, tem como objetivo reduzir o consumo de energia elétrica nos horários de “pico”, períodos em que o custo da tarifa é mais caro.

    No início do mês de setembro, foi realizada reunião no Daae para apresentação do projeto executivo de eficiência energética. Participaram o superintendente do Daae, Geraldo Gonçalves Pereira, os engenheiros da empresa Getesi, José Roberto Maria e Julian Vilela Padilha, da Enerenge e os representantes da gerência de estratégia e diretrizes comerciais da Elektro, Lucas Sanches Rafacho, e Evandro Gustavo Romanini.

    O programa do Daae envolve o sistema de automação, telemétrica e link digital, com a utilização de equipamentos como rádios e antenas, homologados pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – que serão instalados na Estação de Tratamento de Água localizada em Ajapi (ETA 2), no sistema de captação da ETA2, na Central de Distribuição e nos reservatórios da Vila Martins, BNH, Jardim Centenário e Jardim Guanabara.

    Dentro do projeto apresentado pela Getesi está prevista ainda o revestimento e a reativação do reservatório localizado na Vila Martins. O equipamento foi desativado há cerca de 20 anos, devido a vazamentos ocasionados por trincas. Esse reservatório será de extrema importância para o projeto de eficiência energética, pois é o único ponto de reservação na região, que atualmente recebe água diretamente das bombas da ETA2.

Skip to content