MENU

accessible_forward Acessibilidade
07 de junho de 2011 DAAE

Exposição de peixes marca as comemorações do Dia do Meio Ambiente

Dentro das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente de Rio Claro, oficialmente comemorado dia 5 de junho, os representantes do Instituto de Proteção Sócio Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí (Oscip-IPSA) realizaram na última sexta-feira, 3, nas dependências do Centro Cultural, uma exposição de diferentes espécies de peixes que habitam a bacia hidrográfica do Rio Corumbataí e, principalmente, os existentes no Ribeirão Claro.

O evento tem como objetivo despertar a consciência ambiental e a importância vital do processo de despoluição das águas dos rios e córregos da região. O Instituto tem catalogado mais de 80 espécies de peixes entre nativas e exóticas da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí. Com o processo de revitalização, o Ribeirão Claro passou a ser rio “classe 2” ao longo de toda a sua extensão, 43 quilômetros. Essa classificação indica água adequada para o abastecimento humano. Após o tratamento convencional, a água serve para irrigação de alimentos, para recreação e para pesca com proteção das comunidades aquáticas.

O Ribeirão Claro destaca-se por ser um rio onde vivem espécies de grande importância para o meio ambiente, como é o caso da Tabarana (Salminus hilarii), peixe que já esteve na lista de espécies ameaçadas de extinção, também conhecido por Dourado Branco. É um peixe carnívoro voraz e que tem como característica saltar fora d’água quando tentam capturá-lo. Durante abertura da exposição os representantes da Oscip-IPSA destacaram as ações desenvolvidas no município para resgatar a vida e a biodiversidade aquática do Ribeirão Claro. O Instituto assumiu o compromisso de elaboração de projetos e reflorestamento das matas ciliares do manancial que hoje está despoluído, mas que possui alto grau de assoreamento em suas margens.

Os representantes do Instituto destacaram também as ações desenvolvidas pelo Daae, em especial a implantação da escada de peixes na barragem de captação do Ribeirão Claro, localizada dentro da Floresta Estadual Navarro de Andrade.

Pular para o conteúdo