MENU

accessible_forward Acessibilidade
05 de outubro de 2010 DAAE

Funcionários do Daae desenvolvem protótipo para substituir peças de concreto

Funcionários fazem a instalação para testar a nova peça desenvolvida em conjunto pelas equipes do Daae e os engenheiros da Asperbras

Funcionários fazem a instalação para testar a nova peça desenvolvida em conjunto pelas equipes do Daae e os engenheiros da Asperbras

       O Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro projetou o protótipo de um novo poço de registro de manobra (PRM) para substituir os antigos cones e anéis de concreto armado utilizados na rede de água do município. O protótipo foi desenvolvido pelas equipes de manutenção e obras do Daae, em conjunto com os engenheiros da Asperbrás – Rotomoldagem.

       A idéia surgiu quando os funcionários do Daae visitaram a 21ª Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente em São Paulo. “Observamos que havia uma peça plástica projetada para tubulações de esgoto”, diz o Coordenador de Obras e Manutenção Denilson Massaferro Júnior. “Perguntamos se havia algo similar para proteger os registros das tubulações de água potável nas ruas, e como não havia, começamos a desenvolver a idéia”, explica.

       Junto com os funcionários Anderson de Souza e Márcio Bianchini, os engenheiros da Asperbrás fizeram um protótipo em polietileno de alta densidade (PEAD) através de rotomoldagem, que já foi testado e aprovado. Segundo Massaferro, a peça confeccionada em PEAD é tão resistente quanto as antigas produzidas em concreto, pesa em torno de 20 quilos e, como é bem mais leve, dispensa o uso do guincho utilizado normalmente para içar os anéis de concreto que pesam mais de 200 quilos. Além de reduzir custos, a tecnologia diminui os riscos de acidente. “Outra vantagem é a praticidade na instalação. Com dois funcionários e uma retroescavadeira é possível executar em uma hora o que antes demorava quase um dia todo e demandava uma equipe maior”, prossegue o coordenador. A peça também é reutilizável. Se houver a necessidade de trocar o registro, é só retirá-la e limpá-la, que está pronta para ser recolocada.

       Denilson explica que o fabricante se comprometeu a produzir essas peças em tamanhos diferentes para atender a profundidade variável da rede de água de Rio Claro. Para os novos registros que serão instalados na cidade, serão utilizadas a nova peça os novos poços de registro de manobra.

Skip to content