MENU

accessible_forward Acessibilidade
24 de maio de 2013 DAAE

Laboratório analisa diariamente amostras de água da rede de abastecimento do município

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro, por intermédio da equipe técnica faz diariamente a coleta de amostras da rede de distribuição em dez pontos diferentes do município. O procedimento faz parte do controle de qualidade da água que é distribuída e consumida no município. As amostras coletadas são analisadas no laboratório de controle de qualidade da água, que funciona nas dependências da Estação de Tratamento de Água (ETA 2).

“Distribuir água de qualidade é fundamental para a saúde da população e o Daae vem redobrando esforços nesse sentido”, comenta o prefeito Du Altimari, que vistoriou nesta semana, junto com o superintendente do Daae, Geraldo Gonçalves Pereira, as obras que estão sendo realizadas para ampliação da ETA 2 e visitou o laboratório onde são feitas as análises de controle da água do município.

A água precisa seguir um padrão de potabilidade estabelecido pela portaria 2914/11 do Ministério da Saúde. Os resultados dos seis parâmetros principais – turbidez, cloro, flúor, coliformes totais e coliformes termotolerantes – são divulgados nas contas de água periodicamente.

O controle de qualidade da água é completado com coletas e análises realizadas mensalmente pela Vigilância Sanitária. O material é encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz de Rio Claro, que emite os laudos dentro do Programa Pró Água.

Rio Claro possui duas estações de tratamento de água. A ETA 1 é responsável por 40% da água consumida e sua captação é feita no Ribeirão Claro. A ETA 2 é responsável por 60% da água consumida e sua fonte de captação é o Rio Corumbataí.

Pular para o conteúdo