MENU

accessible_forward Acessibilidade
30 de abril de 2014 DAAE

Mais de 1.200 metros de rede de água foram substituídos no Bairro do Estádio

Mais de 1.200 metros de rede de distribuição de água e 50 ramais de ligação domiciliar já foram substituídos no Bairro do Estádio. A nova etapa para substituição de redes de água foi iniciada na semana passada. Na sexta-feira (2), após o feriado de 1º de maio, as equipes darão continuidade as obras em trechos da Avenida 27 entre ruas 12 e 13 no Bairro do Estádio. Devido a movimentação dos funcionários com máquinas pesadas, em alguns trechos, o trânsito precisa ser parcialmente interrompido, o local está sinalizado, mas a orientação é para que os motoristas reduzam a velocidade ao trafegar pela via.

Abastecimento

O serviço de troca de rede está sendo feito pelo Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) com mão de obra da empresa Sanit e visa garantir o abastecimento mais eficiente e água de melhor qualidade para a população. A maior parte da tubulação que está sendo substituída tem grande acúmulo de ferrugem, obstruindo a passagem da água e provocando vazamentos. Nas regiões onde o serviço já foi concluído, diminuíram os riscos de rompimento nas redes de água que chegam às residências. Problemas de baixa pressão, causados pelos encanamentos antigos que obstruíam a passagem da água, também estão resolvidos nesses locais. Outro ponto importante está relacionado à redução nas perdas de água. Com a substituição da rede, os vazamentos não visíveis também estão sendo eliminados, gerando benefícios para a coletividade e para o meio ambiente.

Nova rede

Nessa etapa as redes que são antigas e fora do padrão estão sendo substituídas por tubulações modernas, confeccionadas em polietileno de alta densidade (Pead), cuja qualidade garante uma durabilidade de mais de cem anos. Também são trocados os ramais de ligação domiciliar, passando por pesquisa de vazamentos com geofonia e adequação de padrões de ligação de água com a substituição de hidrômetros para combater perdas no sistema de distribuição de água.

O departamento de engenharia do Daae, responsável pelo projeto, informa que as obras serão feitas num quadrilátero que abrange o trecho da Avenida 29 até a Avenida Rio Claro, e da Rua Zero até a Rua 14. O projeto faz parte do programa de setorização do sistema hidráulico do município.

Para a execução na nova etapa de obras estão sendo investidos recursos que somam mais de R$ 7 milhões, sendo R$ 5 milhões oriundos do Fehidro – Fundo Estadual de Recursos Hídricos e o restante é referente à contrapartida de recursos próprios do Daae.

Pular para o conteúdo