MENU

accessible_forward Acessibilidade
22 de maio de 2014 DAAE

Mais de três mil metros de novas redes de água foram substituídos pelo Daae

As obras de substituição das redes de abastecimento de água e de ramais de ligação continuam sendo executadas no município. Mais de três mil metros de rede de distribuição de água e 150 ramais de ligação domiciliar já foram substituídos nos bairros do Estádio e Saúde. O serviço de troca de redes está sendo feito pelo Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) com mão de obra da empresa Sanit.

Nessa nova etapa, as frentes de trabalho estão realizando obras de trocas de redes e substituição de ramais de ligação de água, em trechos da Avenida 15, da Rua 1 até a Rua Zero – via paralela a linha férrea. O trabalho está sendo executado em trechos das ruas 2, 3 e 4 Particular, no bairro Saúde. Nesse trecho, segundo a equipe técnica, as tubulações são muito antigas, com mais de 80 anos, confeccionadas em cimento amianto, e estão bastante obstruídas pelo acúmulo de ferrugem, dificultando a passagem da água para os imóveis e provocando constantes vazamentos.

A segunda frente de trabalho está fazendo a troca de redes na Avenida 13 com Rua 13 – São Benedito, em seguida as obras irão avançar em direção ao bairro Boa Morte e Vila do Rádio. Para fazer a passagem da nova tubulação da rede de água são abertas valas que são tapadas provisoriamente com chapas de ferro, após a conclusão da troca de rede será feito o recapeamento asfáltico do trecho da via.

Nessa etapa as redes que são antigas e fora do padrão serão substituídas por tubulações modernas, confeccionadas em polietileno de alta densidade (Pead), cuja qualidade garante uma durabilidade de mais de cem anos. Também serão trocados os ramais de ligação domiciliar, passando por pesquisa de vazamentos com geofonia e adequação de padrões de ligação de água com a substituição de hidrômetros para combater perdas no sistema de distribuição de água.

Nas regiões onde o serviço já foi concluído, diminuíram os riscos de rompimento nas redes de água que chegam às residências. Problemas de baixa pressão, causados pelos encanamentos antigos que obstruíam a passagem da água, também estão resolvidos nesses locais. Outro ponto importante está relacionado à redução nas perdas de água. Com a substituição da rede, os vazamentos não visíveis também estão sendo eliminados, gerando benefícios para a coletividade e para o meio ambiente.

Nova rede

O departamento de engenharia do Daae, responsável pelo projeto, informa que as obras serão feitas num quadrilátero que abrange o trecho da Avenida 29 até a Avenida Rio Claro, e da Rua Zero até a Rua 14. O projeto faz parte do programa de setorização do sistema hidráulico do município.

Para a execução na nova etapa de obras estão sendo investidos recursos que somam mais de R$ 7 milhões, sendo R$ 5 milhões oriundos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e o restante é referente à contrapartida de recursos próprios do Daae.

Pular para o conteúdo